São Paulo, quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho

canalaberto@uol.com.br

Aprenda a criar seus cartões de visita em site

Quem já não foi para um encontro importante e percebeu que não tinha mais cartões de visita para distribuir? É uma situação que pode se tornar embaraçosa.
Mesmo recorrendo a empresas que fazem a impressão rápida, normalmente em uma hora, você pode não conseguir no tempo necessário para ir até a reunião.
Se tiver uma conexão com a internet e uma impressora disponível, você pode criar um cartão de visita on-line e imprimi-lo como uma impressão convencional.
O site www.freepdfcards.com/#download é um dos mais práticos para realizar essa tarefa. Ele é gratuito e não exige um cadastro prévio. Basta informar seus dados no formulário que aparece na página inicial. Antes de exportar o arquivo, você também pode ter uma prévia do resultado final.
Além disso, é possível aplicar os efeitos negrito e itálico e alterar o tamanho da fonte. Nesse caso, basta clicar no botão correspondente para aplicar o efeito. Para auxiliar no preenchimento correto dos campos, há um cartão como modelo do lado esquerdo. Assim, você pode acompanhar o que cada campo representa na composição final.
O site também permite que você faça, se desejar, o upload da logomarca da sua empresa, de uma foto ou de algo que identifique mais apropriadamente seu cartão.
Para fazer colocar o arquivo no cartão, clique no botão Upload e selecione a imagem que deseja usar.
Em qualquer uma das etapas, é possível clicar no botão Preview para conferir como ficou seu cartão de visita. O procedimento é bem simples.
Apesar das vantagens, o programa pode falhar no uso de caracteres acentuados. Eles podem não aparecer corretamente no cartão. Mas, deixando isso de lado, o programa funciona bem.

Impressão
Depois de criar seu cartão, você deve fazer o download do arquivo que é criado no formato PDF.
O programa imprime 12 cartões na página no formato convencional de cartões de visita. Após a impressão, é só cortar.
Como sugestão, compre papel especial -com gramatura maior do que a do papel convencional- para dar um acabamento profissional.

Outras opções
Também é possível realizar o mesmo procedimento com o Microsoft Word. Veja um guia sobre o assunto em bit.ly/usandooword (em inglês).


Texto Anterior: Cursos de digitação na internet prometem precisão e rapidez
Próximo Texto: Reportagem de capa: Nokia lança sua loja virtual de música
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.