São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apple processa blog por adiantar lançamentos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Três blogs de notícias sobre o mundo dos Macintosh (AppleInsider.com, PowerPage.org e Thinksecret.com) enfrentarão a Apple nos tribunais por terem antecipado o lançamento de produtos e divulgado informações internas da empresa.
Representados por um advogado do grupo de defesa dos direitos digitais EFF (Electronic Frontier Foundation, www.eff.org), os responsáveis pelo AppleInsider e pelo PowerPage alegam que eles, a exemplo dos jornalistas, têm o direito de preservar as suas fontes de informação e não devem revelar como souberam de detalhes sobre o lançamento de um novo tocador de áudio digital da empresa de Steve Jobs.
A acusação sobre o ThinkSecret, no entanto, é mais grave. A Apple processa o site por divulgar detalhes técnicos do computador de baixo custo da empresa sem autorização, configurando assim, segundo a Apple, uma violação de segredos industriais. O estudante da Harvard University Nicholas Ciarelli, 19, que mantém o ThinkSecret desde 1998, afirmou não ter dinheiro suficiente para contratar um advogado.
Esse tipo de caso ainda é raro. Mesmo com o crescimento e a profissionalização de alguns blogs, a maioria das especulações não passam de boatos. Para o jornalista Dan Gillmor (dangillmor.typepad.com), que mantém um blog há mais de dez anos, nem sempre as informações divulgadas em blogs devem ser levadas a sério. "Os leitores devem ler essas páginas com muito ceticismo. Infelizmente muita gente acredita naquilo que lê e não busca evidências", declarou Gillmor em entrevista por e-mail para a Folha.
Páginas independentes como NeoWin.net, WinInsider.com, Microsoft-Watch.com, Winxpcentral.com e Microsoftmonitor.com divulgam cada boato sobre os novos produtos e serviços da Microsoft, com destaque para os detalhes sempre não oficiais do Windows Longhorn, a próxima versão do sistema operacional mais usado no mundo.
Já as fofocas sobre o mundo corporativo da tecnologia e os novos capítulos da briga entre Yahoo!, Google e MSN podem ser acompanhados em sites como o Geeknewscentral.com, o Betanews. com, o Silicon.com e o Slathered.com, que se autodenomina o portal mundial da fofoca tecnológica. (JB)


Texto Anterior: Mercado: Apple tenta competir com os PCs baratos
Próximo Texto: Hugo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.