São Paulo, quarta, 19 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Índice

TABULEIRO VIRTUAL
Torneio pela Internet está com inscrições abertas e deve durar oito meses
E-mail acelera competição de xadrez

MAURÍCIO TUFFANI
especial para a Folha

A rede mundial Internet vai dar mais velocidade ao ritmo dos torneios de xadrez por correspondência no Brasil. Já estão abertas as inscrições para o 1º Torneio de Xadrez por E-mail (1º TXE).
Partidas que antes tinham em média um ano e meio de duração, agora serão realizadas em oito meses, sem as despesas postais e o vaivém às agências de correio.
A novidade está sendo introduzida no país pelo Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro (CXEB), que desde 1969 organiza torneios por correspondência.
As inscrições para o 1º TXE são gratuitas e estão abertas até 28 de fevereiro. A solicitação de informações deve ser encaminhada ao e-mail amorij@ibm.net.
Para participar, não é necessário ser sócio do CXEB. Basta conhecer as regras oficiais do xadrez e ter endereço eletrônico.
Pioneirismo
As primeiras competições de xadrez por e-mail foram realizadas nos EUA e na Europa a partir de 1994. Devido ao seu pioneirismo, muitas delas tiveram diversos problemas de organização.
Esse tipo de torneio só foi assumido em janeiro de 1996 pela Federação Internacional de Xadrez por Correspondência (ICCF), após diversos estudos para elaboração de regras específicas.
Embora o torneio do CXEB seja aberto, o nível das partidas deverá ser elevado, prevê José Joaquim de Amorim Neto, diretor do 1º TXE.
"Os jogadores de xadrez postal normalmente consultam tudo. Imagine com enxadristas ligados à Internet, que podem acessar rapidamente os resultados dos principais torneios", afirma Amorim.
Muita informação
De fato, a Internet mudou os hábitos e o dia-a-dia de diversos enxadristas.
Publicações importantes como a "Inside Chess", dos Estados Unidos, e a "New In Chess", da Dinamarca, são facilmente acessadas, possibilitando aos enxadristas obter informações sobre novidades teóricas surgidas em torneios recentes, muitas vezes acompanhadas de comentários de conceituados mestres.
Além das publicações especializadas, é possível ter acesso às colunas de xadrez de diversos jornais e revistas internacionais, como "The Observer", "The Independent", "The Daily Telegraph" e outros. Para isso, basta contatar o site The Chess Connection, da Inglaterra.
Outras informações importantes para os enxadristas, como a lista do ranking internacional, regras atuais, calendário oficial e mudanças previstas para os regulamentos, podem ser encontradas na home page da Fide (Federação Internacional de Xadrez).
A entidade mantém outro site, o Chess Planet, com notícias atualizadas sobre torneios, partidas, publicações, acesso a outros sites e fotos de enxadristas. Informações específicas sobre o xadrez no Brasil estão disponíveis na Brazilian Chess Home Page e no site da Federação Paulista de Xadrez.


Maurício Tuffani, 39, é jornalista, publicitário e diretor social do Clube de Xadrez São Paulo
E-mail: lmt.comunic@originet.com.br


Conheça alguns endereços de xadrez na Web

Chess Planet
http://www.chessweb.com
FIDE (Federação Internacional de Xadrez)
http://www.fide.com
Inside Chess Online
http://www.tcc.net/chess/chess.html
New In Chess
http://nic.net4u.nl
The Chess Connection
http://www.chess.co.uk/connection/index.htm
The Week in Chess
http://www.tcc.net/twic/twic.html
Brazilian Chess Home Page
http://www.cce.ufpr.br/~cbx/menu.htm
FPX (Federação Paulista de Xadrez)
http://www.dglnet.com.br/fpx
USCF (Federação de Xadrez dos EUA)
http://www.uscf.org
Chess Space
http://www.chess-space.com
El Puerto del Ajedrecista
http://www.seric.es/elpuerto
Chess in Portugal
http://www.costa-do-estoril.com/chessportugal
ICCF (Fed. Int. de Xadrez por Correspondência)

http://www.iccf.com/index.htm

Texto Anterior | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã