São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usuários brasileiros escolhem neste mês os melhores sites do país

GUSTAVO PETRÓ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Até o dia 27 de abril, os internautas brasileiros poderão participar de um júri popular e escolher os melhores sites do país. É o Prêmio iBest (www.premioibest.com.br), que chega à sua 11ª edição com páginas concorrendo pelo título em uma das 40 categorias divididas em sete grupos.
Além da escolha pelo voto popular, membros das três academias do iBest darão o seu veredicto, oficializando a premiação.
A eleição encontra-se em sua fase final, com os três sites mais votados formando o chamado "Top 3". Ela terminará em 27 de abril, com a apuração dos votos realizada até 22 de maio. A cerimônia da entrega do prêmio será no dia 23 do mesmo mês.
O prêmio ocorre desde 1995 e busca premiar os profissionais da área de criação de páginas e descobrir novos talentos. Na edição do ano passado, foram inscritas mais de 30 mil páginas na competição, que também contou com 40 categorias distintas. Segundo a organização do iBest, mais de 4 milhões de internautas deram seu voto como parte do júri popular, escolhendo os sites vencedores.

As academias
No Prêmio iBest, três academias escolhem os melhores sites e tornam o resultado oficial. A Academia iBest Brasileira é composta por profissionais de comunicação e de segmentos voltados à internet. Eles apontam os três primeiros colocados dentre os dez melhores de todas as categorias concorrentes. Entre seus membros estão os apresentadores Luciano Huck e Marcelo Tas.
Já a Academia iBest de Design aponta os melhores sites, selecionando os que apresentam o melhor visual e as concepções mais inovadoras na área. É composta por designers brasileiros.
A Academia iBest de Imprensa tem como membros jornalistas reconhecidos de editorias como internet e tecnologia, e representantes dos principais veículos de comunicação do país. Eles julgam as páginas de acordo com o ponto de vista da imprensa.

Dicas para vencer
A divulgação da participação do site na competição é o meio mais importante para se conquistar o título. O próprio iBest, além de fornecer um selo para ser colocado na página do concorrente, apresenta dicas que podem ajudar a chegar à vitória.
Uma delas é a comunicação por e-mail. A criação de uma assinatura eletrônica que avisa os internautas da participação do site no prêmio pode aumentar as chances de ganhar votos. Indica-se o uso do mailing pelos usuários da página para enviar, junto com as informações que eles solicitam, o aviso da votação.
Para quem possui verba, o iBest aconselha a divulgação em jornais, em rádios e em emissoras de TV. Usar o selo eletrônico do iBest em diversas mídias é outro recurso que pode valer o ouro.


Texto Anterior: Saiba os critérios da premiação
Próximo Texto: Alguns finalistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.