São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Notebook com chip de 900 MHz e 128 Mbytes de memória vem equipado com leitor de DVD e gravador de CDs

Desempenho de portátil vale pelo preço

JOÃO DO E. S. BATISTA NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Detler 1400 é um portátil que apresenta bom desempenho e que, em função de sua configuração, representa uma boa relação custo-benefício.
Dotado de chip AMD Duron de 900 MHz e 128 Mbytes de memória, o portátil é do tipo "tudo-em-um", que integra ainda um DVD-ROM com capacidade de gravação de CD.
Segundo o representante, o equipamento é entregue ao consumidor em uma caixa, acompanhado de maleta para transporte, CD com manual em português em formato PDF e drivers. O micro para testes, no entanto, veio apenas na maleta sem os CDs, drivers e manuais. A máquina equipada com Windows Me estava corretamente configurada, dispensando a instalação de drivers para avaliar seu funcionamento.
Uma característica interessante é o conjunto de cinco botões configuráveis através do aplicativo easy start button, que permite associar a inicialização de qualquer aplicativo instalado ao acionamento de um desses botões.
Assim o usuário não precisa recorrer aos menus para iniciar seus softs usados frequentemente.
Embora corretamente configurado, uma das desvantagens verificadas é a ausência de um teclado em português, o que requer um esforço adicional ao empregar cedilhas e acentuação. A manipulação do ponteiro na tela é feita por touchpad, que equipa grande maioria dos portáteis hoje.
Foram analisados desempenho de CPU, disco e adaptador de vídeo com ferramentas de domínio público disponíveis na internet.
Para operações de ponto flutuante e unidade lógica aritmética, o processador AMD Duron 900, comparado a um Pentium III de 1 GHz, tem desempenho, em média, apenas 9% inferior.
O adaptador gráfico de vídeo S3 provê suporte AGP e conta com aceleração gráfica OpenGL e DirectX, o que significa melhor velocidade na manipulação de dados gráficos em 3D, requisito de vários aplicativos e jogos mais atuais. Vale destacar que a memória usada pelo adaptador é compartilhada da memória RAM.
Assim, para obter resolução máxima de 1.024x768 pixels com 32 bits, é preciso alocar 16 Mbytes de memória, restando ao sistema 112 Mbytes. O disco rígido, embora de boa capacidade (20 Gbytes), apresentou taxas de leitura e escrita comparáveis a um disco de aproximadamente 5.400 rpm, disco de média velocidade.
Pelo preço (R$ 3.890), o Detler 1400 apresenta uma boa relação custo-benefício e, embora não seja um portátil voltado para operações de alto desempenho, é uma boa opção para usuários que buscam um equipamento suficientemente rápido para tarefas corriqueiras como acesso à rede, bom suporte gráfico e, inclusive, um gravador de CDs.


João do E.S. Batista Neto é Ph.D em sistemas biomédicos pelo Imperial College, Universidade de Londres. É docente do ICMC-USP.
jbatista@icmc.usp.br


Texto Anterior: Arraial: Saiba onde encontrar festas juninas com ajuda da internet
Próximo Texto: Confira os resultados da avaliação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.