São Paulo, quarta-feira, 19 de agosto de 2009

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Rede social dá novo gosto a jogos on-line

EM TODO LUGAR Sites integram ferramentas como o Twitter e permitem convidar amigos para partida multijogador

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As redes sociais chegaram ao mundo dos games e, pelo visto, vieram para ficar. Já há pelo menos oito bons serviços que permitem, entre outras ações, convidar um amigo para uma partida multijogador ou manter uma lista de games prediletos. E essa é só a ponta do iceberg: o Raptr, por exemplo, se integra a ferramentas como o Twitter, enquanto o PlayFish reúne jogos compatíveis com o MySpace e o Facebook.
O sucesso desses novos serviços chega a surpreender, pois os próprios games nunca foram tão sociais quanto nos dias de hoje: os consoles atuais -PS3, Wii e Xbox 360- conectam-se à internet, RPGs on-line como World of WarCraft reúnem milhões de pessoas, e jogos feitos sob encomenda para redes sociais movimentaram cerca de US$ 98 milhões em 2008.
Em julho, a News Corp, responsável pelo site de relacionamentos MySpace, revelou a intenção de transformá-lo em uma plataforma de games on-line. Tudo para tentar deter o avanço do Facebook -em junho, a rede criada por Mark Zuckerberg recebeu 340 milhões de visitantes únicos, segundo a consultoria comScore, tornando-se o quarto site mais popular do mundo.
"A maioria das pessoas prefere jogar com amigos, mas encontrá-los e jogar com eles pode ser difícil", disse ao Yahoo! Dennis Fong, presidente-executivo e fundador do Raptr, que reconhece 32 mil games, de Halo 3 a Guitar Hero. Com isso, os usuários conseguem acompanhar com qual jogo seus amigos estão se divertindo.

Game conectado
Foi-se o tempo em que jogar videogame era uma ação restrita a pessoas que compartilhavam o mesmo espaço físico. Agora, da sala de estar, é possível participar de guerras mundiais, torneios esportivos e missões em plena Idade Média. Mesmo portáteis como o Nintendo DS e o Sony PSP possuem títulos feitos sob encomenda para o multijogador.
No Brasil, onde Orkut, blogs e Twitter caíram no gosto dos internautas, fica ainda mais difícil resistir a uma partida on-line contra adversários de carne e osso. Grand Chase, game de ação que figura entre os prediletos no gosto nacional, já alcançou picos de 18 mil jogadores simultâneos.
No computador, o precursor das redes sociais de games é o Steam, software criado pela Valve, a produtora de Counter-Strike, como uma tentativa de combater a pirataria. Hoje o serviço ganhou funções de comunidade e já possui mais de 2,5 milhões de contas. Com o Steam, o jogador consegue ver em qual servidor seus amigos estão jogando.
Gratuitas, as redes sociais de games já estão se segmentando em diferentes nichos, como é o caso da Playyoo, cujos membros criam, jogam e compartilham games para celulares. O Dating Gamers, por sua vez, possibilita encontrar parceiros de jogatina "ou algo mais". Afinal, por mais populares que sejam estes mundos virtuais, há quem se sinta solitário por lá.
(THÉO AZEVEDO)




DATING GAMERS
Não consegue encontrar companhia para jogar Counter-Strike ou World of WarCraft? O site funciona como um mecanismo para conhecer novas pessoas que gostam dos mesmos jogos www.datinggamers.com

GAMERDNA
Cruzando os dados fornecidos pelos usuários, o serviço indica novos jogos segundo diferentes perfis; ao entender os hábitos, produtores reconhecem melhor as necessidades do jogador www.gamerdna.com

KONGREGATE
Site que une jogadores e produtores de webgames em Flash; os passatempos são divididos por gêneros, e um sistema de avaliação destaca quais são os melhores para sua diversão HREF="http://www.kongregate.com">www.kongregate.com

PLAYFIRE
Criar um perfil, determinar quais são os seus jogos favoritos e acompanhar discussões, notícias e vídeos; com sua lista de amigos dá pra ver o que eles estão jogando e marcar partidas www.playfire.com

RAPTR
A rede permite que o jogador cadastre a sua identificação nos serviços on-line do PS3, Wii e Xbox 360, assim como do Steam e de outros; quanto mais informações, mais compartilhamento raptr.com

RUPTURE
Fundado em 2006 por Shawn Fanning, criador do Napster, e comprado pela Electronic Arts, o serviço acompanha recordes dos usuários; também é possível criar metas e desafiar amigos www.rupture.com

VIGSTER
Sem preconceitos, o site dá espaço para consoles "velhinhos", como PS2, Xbox, GameCube e até mesmo o Game Boy Advance; disponibiliza as funções básicas das redes sociais de games www.vigster.com

XFIRE
O site tem um ranking dos games mais populares e uma área para compartilhar imagens e vídeos; também disponibiliza conversas de bate-papo, que funcionam por texto ou por voz www.xfire.com


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