São Paulo, quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Som é destaque em novo home theater

CINEMA EM CASA Sistema da Philips também traz recurso para melhorar a imagem apresentada e tem caixas de design elegante

LUCAS ALBERS CUMINATO
JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Home Theater HTS9810 da Philips é um sistema de áudio e vídeo composto por uma central, cinco caixas acústicas e um subwoofer - um tipo de alto-falante capaz de reproduzir sons com frequências mais baixas, como o de uma explosão. O sistema tem design elegante e moderno e suas caixas proporcionam um som limpo e potente. Os equipamentos dessa categoria surgiram da necessidade de criar, na sala de casa, um sistema de som e imagem com qualidade de cinema.
A diferença entre um sistema comum e outro mais avançado é o efeito Surround, que recria um ambiente mais realista de áudio, proporcionando ao usuário a sensação de estar participando das cenas reproduzidas. Para sua execução, o efeito pede ao menos cinco caixas acústicas -três na parte da frente da sala e duas atrás dos espectadores.
Alguns desses equipamentos trazem mais caixas ou canais de som do que o mínimo necessário para a criação do Surround. O sistema HTS9810 testado, da Philips, é um desses. Além disso, ele usa uma tecnologia chamada Cinema Sound, que é capaz de proporcionar ao usuário do aparelho uma sensação de existirem nove caixas acústicas no ambiente, quando, na realidade, são apenas cinco.
Todas as caixas e o subwoofer juntos geram um total de 800 W de potência real. Essa qualidade sonora é excelente. Mesmo quando o aparelho é usado no limite máximo do seu volume, quase não podem ser notadas distorções no áudio.
No modelo testado, também há um tocador de DVD que reproduz filmes no formato DivX. Além disso, é possível tocar CDs de música no formato padrão e no formato MP3. O tocador implementa uma técnica chamada de Upscaling, que traz uma melhora na qualidade da imagem exibida. Apesar da diferença da nova imagem ser evidente, essa técnica não atinge por completo o padrão de qualidade da alta definição -como no caso de um tocador de Blu-Ray, que já tem esse padrão de fábrica.
Uma das vantagens do sistema é a presença de várias saídas de vídeo e áudio, desde as comuns, passando pelas antigas (vídeo composto e vídeo componente) e finalizando nas modernas (HDMI e ótica digital). O aparelho também tem uma porta USB 2.0 no seu lado esquerdo, que possibilita a reprodução de músicas gravadas em discos de armazenamento removíveis, como pendrives e discos externos.
O Home Theater tem preço sugerido pela fabricante de R$ 4.999. Considerando todas as vantagens e também o preço, pode-se afirmar que o sistema possui um bom custo/benefício. Existem alguns aparelhos mais baratos, mas oferecendo qualidade inferior, assim como outros com qualidade superior e preços exorbitantes.

Design
As caixas acústicas do sistema têm um design diferenciado. Suas bases são de vidro e iluminadas por uma luz branca, o que torna o lugar mais moderno e elegante. Com comprimento de aproximadamente 1,1 m e largura da base de 30 cm, as caixas são fáceis de alocar, já que não ocupam muito espaço. Apesar disso, o usuário pode ter dificuldade no posicionamento do subwoofer, porque esse alto-falante é bem maior e bem mais pesado que os demais.
A central do Home Theater é projetada para ficar na vertical e, por esse motivo, tem profundidade bastante reduzida. Algumas funções do equipamento -como play, pause e aumento de volume- podem ser acessadas por uma tela sensível ao toque localizada na central. Essa parte do sistema acompanha a elegância presente nas caixas acústicas criando um conjunto moderno.
As caixas acústicas traseiras se conectam à central por rádio frequência, o que dispensa fios atravessando o cômodo da casa. Isso também facilita a instalação do sistema, já que não se perde tempo arrumando as partes e passando os fios de conexão.
Os únicos fios necessários para o funcionamento das caixas traseiras são o que as conecta entre si e o usado para captação de energia elétrica -apenas uma delas precisa ser ligada na tomada.

Instalação
A instalação do aparelho é simples, rápida e intuitiva. Basta seguir as informações do guia de instalação rápida e o sistema estará montado em minutos. É dispensável qualquer nível de conhecimento técnico para finalizar a instalação. As caixas traseiras se conectam automaticamente à central quando o sistema é ligado.
A configuração inicial do sistema também é simples e rápida, já que um guia é acionado no primeiro uso. O usuário deve seguir os passos apresentados na televisão e não precisa se preocupar porque as etapas são bem explicadas.

Falha
Apesar de o MPEG2 estar entre os formatos de compactação aceitos, o aparelho não conseguiu ler um vídeo desse tipo colocado por meio de um pendrive.

LUCAS ALBERS CUMINATO é bacharelando em ciências de computação no ICMC-USP.

JOSÉ ALBERTO CUMINATO é professor do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC-USP



Texto Anterior: Primeiras impressões: Celular conta passos, mas não promete exatidão
Próximo Texto: Comportamento: Garota Orkut
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.