São Paulo, quarta, 19 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVALIAÇÃO
Placa de vídeo que sintoniza rádio e TV apresenta bom desempenho e grande quantidade de recursos
PixelView turbina microcomputador

ONOFRE TRINDADE JÚNIOR
especial para a Folha

A placa PixelView 3D ComboTV tem como principal característica a grande quantidade de recursos disponíveis. Você pode, entre outras coisas, ver TV (VHF, UHF e canais de cabo), ouvir FM, assistir a um filme do videocassete, ver a imagem de uma câmera de vídeo, fazer captura de vídeo (imagens paradas ou sequências de vídeo) e até entrar em um serviço de teletexto (por uma placa opcional).
Essa mesma placa permite a recepção de sinais MTS (Multi-channel TV Sound), habilitando as funções de som estéreo e SAP. A placa recebida para testes tem dimensões médias e se encaixa em um conector PCI. Existe uma outra versão da placa, PV-5465A+(W/ FM), que se encaixa em um conector AGP, liberando um slot PCI.

Instalação simples
A instalação da placa é simples. Por falta de espaço no painel traseiro, a saída de áudio, a entrada de vídeo S-VHS e a entrada da câmera de vídeo se encontram na placa.
A documentação que acompanha a placa inclui o manual de usuário (em inglês e português) e um manual do "VideoLink Mail".
A instalação do software (driver e aplicativos) foi feita no "Windows 95" e ocorreu sem problemas. Deve-se observar que o software de TV somente funciona com alguns modos de vídeo específicos, exigindo que a placa seja configurada para esses modos.
A primeira diferença da placa testada em relação às placas de vídeo convencionais é a maior quantidade de parâmetros de configuração, incluindo os controles e modos de operação do acelerador 3D. O desempenho é muito bom, se comparado a placas de vídeo comuns, principalmente para jogos que utilizam recursos 3D.
A operação do "TVtap" não apresenta maiores problemas. Existe um controle remoto na tela que permite configurar os diversos modos de operação do software e seus parâmetros. Por exemplo, o tipo de sinal de TV que se quer receber (cabo, difusão).
Esse controle remoto permite operar a TV virtual de uma maneira muito semelhante à operação de uma TV comum, com controles sofisticados, incluindo varredura de canais, lista de preferências e congelamento de imagem.
A qualidade da imagem da TV é muito boa, mostrando uma melhora sensível em relação à qualidade da imagem de placas anteriores do mesmo fabricante.
O PixelView FM se comporta como um receptor de FM digital convencional, apresentando memórias para o armazenamento de estações, um visor numérico da frequência sintonizada e um controle de volume. O som (assim como o som da TV) é de ótima qualidade, dependendo da qualidade do amplificador e caixas acústicas aos quais o sistema está conectado.
O "VideoLink Mail" é um programa que permite o armazenamento de sequências de vídeo e áudio que podem ser enviadas automaticamente por e-mail.
Muitas outras aplicações podem ser feitas utilizando os recursos básicos da PixelView 3D ComboTV, incluindo software para controle de acesso e aplicações de base de dados, como cadastro de clientes e odontologia.
Custando cerca R$ 355, a PixelView 3D ComboTV não é barata. Levando em conta suas características e os recursos disponíveis, a relação custo/benefício é boa, mesmo para os usuários que vão utilizá-la apenas para o lazer.


Onofre Trindade Júnior é doutor em física aplicada pela USP e professor do ICMC - USP; faz pesquisas em sistemas distribuídos e computação paralela. E-mail: otjunior@icmc.sc.usp.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.