São Paulo, quarta, 19 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOFTWARE

Programas compactam dados e economizam espaço no disco

ANTONIO JOÃO
da Reportagem Local

Está cada vez mais difícil arrumar espaço para guardar os arquivos nos 1,44 Mbyte dos disquinhos de 3,5 polegadas ou no pobre do disco rígido do micro, saturado com programas gigantes como o "Windows 98" e aplicativos, que devoram o espaço livre.
Uma solução prática para o problema é empacotar os arquivos para poupar espaço no micro e nos próprios disquetes. Na Internet, existem vários softwares que podem fazer isso por você.
Um dos programas mais usados é o "WinZip", que tem versão de demonstração para transferir no site www.winzip.com/tucows.
Se o problema for espaço, o programa permite empacotar pastas inteiras, transformando-as num só arquivo compactado, ocupando em média 50% menos espaço que os arquivos originais.
Nos nossos testes, uma pasta de 3,9 Mbytes foi reduzida a 1,8 Mbyte. Mas é bom lembrar que para voltar a utilizar novamente esses arquivos é necessário fazer o desempacotamento no próprio programa.
A dica de empacotar arquivos também vale para quem está pensando em atualizar o "Windows 95" e fazer cópias de segurança dos arquivos pessoais em disquete.
O "WinArj95" é o programa mais adequado porque compacta pastas em vários volumes (disquetes), preservando a ordem das subpastas. A versão do programa pode ser transferida no site www.ozemail.com.au/lasoft.
O "EmailZip" é um programa sob medida para quem costuma enviar arquivos pelo e-mail. O software, que pode ser transferido do site www.jesoft.com, permite compactar o tamanho dos arquivos enviados, reduzindo o tempo de transmissão do e-mail.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.