São Paulo, quarta-feira, 19 de outubro de 2005

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Tecnologia também é assunto feminino

DA ENVIADA ESPECIAL

Foi-se o tempo em que tecnologia era um assunto estritamente masculino. Para David Leighton, presidente da organização Women in Technology International (Witi, www.witi.com), as mulheres estão cada vez mais presentes nesta área, seja profissionalmente ou seja como consumidoras.
"É crescente o número de mulheres que dirigem empresas do ramo de tecnologia", diz Leighton. "Em parte, isso tem ocorrido porque houve uma transformação no padrão de comando das companhias, segundo a qual não é mais desejável que o chefe seja agressivo, mas sim que seja capaz de construir consensos entre os membros da equipe", explica.

Estudo
A organização, que tem cerca de 2 milhões de membros, dá treinamentos e faz pesquisas para compreender as demandas femininas. Seu último estudo, "What women love and hate about tech tools" (O que as mulheres amam e odeiam nas ferramentas tecnológicas), foi realizado em abril deste ano em parceria com o instituto IDC.
Mulheres com menos de 35 anos se mostraram as mais interessadas em aparelhos portáteis de entretenimento, como câmeras digitais e toca-MP3. Metade delas acha que faltam produtos femininos e quase um terço procura ouvir uma opinião masculina antes da compra.
Mulheres entre 36 e 49 anos tiveram maior consumo de computadores de mão e celulares, pois privilegiam aparelhos de uso profissional. Entrevistadas acima de 50 anos se queixaram da dificuldade de aprender a usar os produtos e 70% afirmaram que os aparelhos têm mais funções do que necessitam.
Ao opinar se desejariam que houvesse produtos específicos para o público feminino, as mulheres se dividiram. Para algumas, falta atenção a elas por parte dos fabricantes. Para outras, o produto não deve ser concebido para um sexo específico, mas sim para uma utilidade. (MB)


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