São Paulo, quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIDA DIGITAL

Realismo é um dos atrativos do console da Microsoft, que ainda oferece modo on-line para até 32 jogadores

Imagens ganham vida no novo Xbox 360

DA ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

O produto mais cobiçado da feira feira foi, de longe, o primeiro rebento da nova geração de consoles: o Xbox 360, da Microsoft.
Com início das vendas anunciado para 22 de novembro, ele deve ser o único novo console lançado ainda neste ano. Os concorrentes Revolution, da Nintendo, e PlayStation 3, da Sony, deverão estar disponíveis apenas em 2006.
Peter Moore, executivo do segmento de entretenimento da Microsoft, se encarregou de apresentar a uma platéia lotada de adolescentes eufóricos a novidade mais aguardada do produto: o XboxLive, modo on-line que comporta até 32 jogadores simultaneamente -hoje é possível jogar on-line com até oito pessoas. "Queremos criar uma comunidade de gamers", disse Moore.
Enfrentar oponentes de diferentes partes do mundo será apenas uma das opções do modo on-line, que engloba também download de vídeo e de música e sistema de troca de mensagens.
Especula-se ainda que, a partir do ano que vem, o XboxLive ganhe outra funcionalidade: seria possível, por meio de uma webcam, assistir aos jogadores profissionais em ação para aprender truques de como se dar melhor nas disputas -o serviço, obviamente, seria cobrado à parte, como uma assinatura.

Sem fio
O Xbox360 incorpora maior mobilidade, com controles sem fio e acionamento remoto. "Se sua única atividade física era levantar do sofá para ligar o aparelho, é bom achar outra coisa para fazer", brincou Moore. Até quatro controles podem estar conectados ao mesmo tempo.
A capacidade do console também promete. Seu processador IBM conta com com três núcleos de 3,2 GHz, que executam duas tarefas simultâneas cada. As operações serão aceleradas por uma memória cache L2 de 1 Mbyte. Há ainda 512 Mbytes de memória interna -tudo para garantir alta performance de áudio e vídeo.
O Xbox 360 tem saída surround multicanal e suporte para áudio de alta qualidade. O resultado é uma experiência extremamente realista: o som das batalhas e dos personagens parecem vir de direntes cantos da sala.
A qualidade dos gráficos é outro elemento surpreendente. Projetado para ser reproduzido em televisores digitais, o sistema de vídeo tem placa ATI para imagens de alta definição. Não faltam cores vibrantes e movimentos para lá de convincentes.
O Xbox 360 também agrega funções multimídia: é capaz de ler diferentes formatos e vem com drive de DVD.
Com três portas USB, ele se conecta a tocadores de MP3 de diversas marcas -até ao iPod, da rival Apple.

Pais
Os pais que quiserem manter controle sobre os jogos terão a opção de ajustar o canal "Family settings" e restringir a reprodução de alguns títulos.
Assim, a Microsoft espera incentivá-los a desembolsar US$ 399,99 pela versão completa ou US$ 299,99 pela versão básica do console. E acredita que o Xbox 360 poderá vir a encabeçar a lista do Papai Noel para o Natal deste ano. (MB)


Texto Anterior: Evolução: Mundo chega à era do homo digitas
Próximo Texto: Empresa aposta em séries famosas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.