São Paulo, quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Próximo Texto | Índice

Twitter sem mistério

Confira dicas para conhecer melhor e aproveitar bem os recursos do microblog




RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

O passarinho voa cada vez mais alto.
O Twitter (twitter.com), serviço de microblog que tem a simpática ave azul como símbolo, continua a arrebanhar políticos, meios de comunicação, celebridades e, é claro, usuários comuns.
Na contramão de dados que indicavam queda no crescimento do Twitter, seu executivo-chefe, Evan Williams, afirmou que o dia 12 deste mês foi a data em que o serviço atingiu seu pico de acessos.
O que parecia um mero difusor de trivialidades, como cardápios de cafés da manhã e tediosos informes sobre o clima, hoje é uma ferramenta essencial para difundir globalmente informações e mobilizações, como a ajuda ao Haiti após o terremoto no último dia 12.
Essa mudança se reflete no abandono do antigo mote "O que você está fazendo?" em favor da pergunta "O que está acontecendo?", que aparece sobre o campo de texto no qual os usuários podem escrever mensagens de até 140 caracteres.
No Brasil, o Twitter ganha cada vez mais espaço. O país já é o segundo que mais usa o serviço, representando 8,8% dos usuários ativos no mês passado -em junho de 2009, chegava a apenas 2%. O país só fica atrás dos EUA, com 50%, segundo a Sysomos, empresa de análise de mídias sociais.
Embora o Twitter seja focado na simplicidade, os primeiros contatos podem causar confusão mesmo em usuários versados em outras redes sociais. A dinâmica do serviço é bastante peculiar e é preciso dominar termos específicos, como followers, retweets e Trending Topics.
Nesta edição, você aprende as funções básicas do Twitter e vê dicas para incrementar o uso por meio de fotos e até transmissões de vídeo ao vivo. Além disso, fica sabendo mais da relação de políticos, celebridades e empresas com o site.


Próximo Texto: Proteja-se
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.