UOL


São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Microsystem Philips tem fidelidade aceitável, mas controle de arquivos é limitado

Aparelho faz ligação digital ao PC

DA REPORTAGEM LOCAL

O computador é uma ótima ferramenta para ouvir música, mas a qualidade de som geralmente deixa a desejar: grande parte dos micros funciona ligada a caixas de som medíocres. Além disso, nem sempre o micro está no lugar da casa mais adequado para ouvir música. Por isso, conectar o PC ao aparelho de som é essencial.
A conexão é fácil. Basta comprar um cabo RCAxP2, que pode ser encontrado em lojas de eletrônica, ligar a saída da placa de som à entrada Aux (ou Line In) do aparelho de som e criar uma lista de reprodução (playlist) no micro com as suas músicas preferidas.
Mas a interação entre PC e aparelho de som poderia ser melhor. No exterior, já existem aparelhos -como o Dell Digital Audio Receiver e o Turtlebeach Audiotron- que permitem ao usuário selecionar, via controle remoto, os arquivos musicais do micro.
Eles ainda não chegaram ao país, mas o microsystem (aparelho de som compacto) Philips MCM570, que acaba de ser lançado no Brasil, traz um diferencial interessante -um conector USB para ligação ao computador.
O aparelho, que custa R$ 999 (www.philips.com.br), tem os recursos comuns nos microsystems atuais: disqueteira para cinco CDs e compatibilidade com CD-RW (inclusive contendo arquivos MP3). As caixas de som são pequenas -um falante de graves de seis polegadas e um falante de agudos de duas polegadas.
Sua reprodução de vozes é ruim, mas a qualidade sonora do MCM570 está dentro do esperado pelos compradores de microsystems -as caixas tocam alto e têm graves fortíssimos, ainda que pouco profundos e detalhados.
A conexão com o PC, que é feita por meio de uma versão especial do programa MusicMatch Jukebox, deixa a desejar -o usuário só consegue avançar e retroceder por uma playlist que já tenha sido criada no micro. Quer dizer: o controle remoto não permite navegar pelos arquivos do micro.
O aparelho também toca áudio em streaming (presente em vídeos da internet e rádios on-line) e reproduz o som dos games instalados no PC. O MCM570 não tem toca-fitas, o que torna a ausência de uma saída Line Out (para ligar um gravador) problemática. Mas, como o aparelho foi projetado para uso com um PC, isso é tolerável: o usuário pode copiar CDs usando o micro.
Infelizmente, o cabo USB fornecido é curto (apenas 1,3 m). Além disso, o barramento USB só permite cabos de até 3 m. Quer dizer: se você pretende colocar o seu aparelho de som longe do micro, o MCM570 não é uma boa opção. Opte por um aparelho mais barato e faça a conexão pelo método tradicional. (BG)


Texto Anterior: Diversão: Neverwinter Nights tem novas aventuras
Próximo Texto: Panorâmica - Comércio 1: Rolling Stones distribuirão repertório em site
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.