São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tec-tec-tec

Canções do U2 vazam na rede

DA REPORTAGEM LOCAL

Bono, o vocalista da banda irlandesa de rock U2, estava ouvindo em volume alto músicas ainda inéditas do próximo álbum do conjunto. De acordo com o jornal inglês "The Sun", um homem passava por perto da casa do cantor na França e reconheceu a voz de Bono nas músicas. Ele gravou as canções, que foram parar no YouTube e nas redes piratas.
A notícia atinge em cheio o empresário da banda, Paul McGuinness, conhecido por sua militância contra a troca de músicas na rede. Ele prega que os provedores de internet devem banir os usuários que trocam conteúdo protegido por direitos autorais. Neste ano, ele já disse que empresas fabricantes de tocadores de música digital estão "faturando de forma errada com seus kits de roubo".
Ele também criticou as gravadoras por não se planejarem para impedir a ascensão de indústrias que permitem que as pessoas "roubem música".


Com agências internacionais

SEM WEB 1
O site Webware fez uma lista dos "ruídos da web 2.0" neste ano. São lembranças de dias com problemas em serviços populares. Além do Twitter, que vive fora do ar, estão lá o dia do download do Firefox 3.0, o Hotmail e o Gmail -que também já falharam em 2008.

SEM WEB 2
A lista traz o buscador Cuil, fundado por ex-funcionários do Google -e com qualidade criticada. O início do serviço foi prejudicado pelo excesso de tráfego, disse a empresa. Mas "só há uma chance de deixar a primeira impressão", diz o post (news.cnet.com/glitches/?tag=nefd.lede).

FÔLEGO PARA O DVD
Depois de desistir do formato HD DVD, a Toshiba aposta no DVD tradicional. A empresa lançou no Japão um tocador de DVDs que consegue reproduzir uma imagem muito melhor do que a convencional em TVs de alta definição. Um dos diretores da empresa afirmou que o produto não compete com o Blu-ray.

PANDORA FECHADA
Depois de restringir a lista de países onde está disponível, a rádio on-line Pandora pode acabar. De acordo com seu fundador, Tim Westergren, a possível decisão é fruto das altas taxas de direitos autorais que a rádio paga.

ANDROID 1
O sistema para celulares que tem o desenvolvimento capitaneado pelo Google deve chegar às lojas até outubro, em um aparelho da HTC, diz o jornal "The New York Times".

ANDROID 2
De acordo com o blog Alley Insider (www.alleyinsider.com), uma pessoa que utilizou o aparelho disse que "ele é poderoso tecnicamente, mas não tão elegante quanto o iPhone [da Apple]".

GTA NA BERLINDA
Três adolescentes norte-americanos dizem ter melhorado suas técnicas de fabricação de explosivos a partir do game GTA IV, ainda que no jogo não existam dicas de como fazê-los. Eles usaram bombas incendiárias contra carros. Há alguns dias, um jovem tailandês matou um homem, supostamente inspirado pelo jogo -apesar de nunca ter jogado GTA.

AURORA
A Fundação Mozilla, responsável pelo navegador Firefox, lançou uma iniciativa para "projetar e explorar as futuras direções da web" (labs.mozilla.com/projects/concept-series). O primeiro conteúdo do site é um vídeo conceitual de um navegador, o Aurora.

OLIMPÍADA
O site YouTomb (youtomb.mit.edu), que registra quais clipes são retirados do YouTube, indica que vídeos sobre a Olimpíada estão sendo monitorados de perto no portal. Na segunda-feira, dos últimos 20 filmes retirados (por motivos como violação de direitos autorais), 15 eram sobre os Jogos, com vídeos sobre Michael Phelps à frente.

ESPAÇO
A Nasa e o Archive.org lançaram um site com imagens de exploração espacial. Em www.nasaimages.org.

CARAS E BOCAS
O site do Studio Pendulum (www.studiopendulum.com/alterego) tem uma seção com demonstração, em vídeo, de seus personagens tridimensionais que expressam emoções; entre os clientes da empresa estão produtoras de videogames e vídeos


Texto Anterior: Aos milhões: Laptops devem vender mais que PCs de mesa em 2009
Próximo Texto: Hollywood: Roteiristas têm canal on-line para produção original
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.