São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Micros transmitem músicas, fotos e vídeos sem fios

PCs com novo Windows gravam televisão e têm controle remoto

SAUL HANSELL
DO "NEW YORK TIMES"

A televisão tem sido um desafio para a Microsoft. A empresa tentou vender o WebTV, um televisor com acesso à internet, e também desenvolveu programas para decodificadores de TV a cabo. Esses esforços foram dispendiosos e ainda não colocaram a Microsoft na posição que ela ambiciona ocupar: a de produtora de software por trás de todas as telas.
Na semana passada, a empresa fez nova tentativa: lançou a terceira versão do Windows XP Media Center, um programa que, combinado com PCs especialmente configurados, transforma o micro em álbum fotográfico, jukebox digital, toca-DVD e, mais importante, em um aparelho de TV com gravador embutido.
As duas primeiras edições do software demoraram a ser aceitas no mercado, representando cerca de 3% dos computadores vendidos para uso residencial. Mas a Microsoft espera mudar isso com a nova versão, que promete melhor qualidade de imagem -ponto fraco do Media Center.
O mais importante, dizem executivos do setor, é que a demanda será incentivada por uma série de novos dispositivos de hardware compatíveis com o Windows.
Vários fabricantes, incluindo a Linksys, uma divisão da Cisco Systems, e a Hewlett-Packard, apresentaram versões de um produto que a Microsoft anunciou em janeiro: o Media Center Extender, dispositivo que permite que um sinal de televisão seja enviado do computador para um aparelho de televisão em outra sala, por meio de uma rede sem fio.
Alguns PCs com o novo Windows custarão menos de US$ 1.000 -metade do preço dos modelos da primeira geração-, mas ainda existe uma pergunta em aberto: as pessoas querem ver televisão em seus computadores?
"A convergência digital resolve um problema que os consumidores não têm", diz Sean Baenen, diretor da empresa de pesquisas Odyssey. Roger Kay, vice-presidente da IDC, diz que as vendas de micros com o Windows multimídia decepcionaram porque eles têm falhas, são muito difíceis de usar e, freqüentemente, são barulhentos demais. "Eu não estive em nenhum lar tranqüilo em que as pessoas que usam um Media Center PC acham que ele é sensacional e que faz parte de suas vidas."


Texto Anterior: Mais espaço: Cartão armazena 4 Gbytes
Próximo Texto: Soft aceita canais de alta definição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.