São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Lista de desejos vai de games a tocadores

PARA PAPAI NOEL Estações musicais sem fio, celulares e DVDs de próxima geração são objetos de consumo neste Natal

ANTONY BRUNO
DA REUTERS

À medida que as atenções se voltam para o aquecimento das compras, os aparelhos eletrônicos e os produtos de mídia digital ganham outra vez espaço na lista de itens indispensáveis de qualquer conhecedor da área.
Neste ano, a previsão é que a Apple consiga manter o domínio do mercado de mídia portátil com sua nova linha de iPods e o serviço de download de filmes. Mas a empresa também se depara com o maior desafio que já enfrentou, devido à competição da Rhapsody, da SanDisk e da Microsoft. O resultado disso são mais opções para os consumidores e, segundo é esperado, mais propaganda a respeito desses novos produtos.
A paisagem do consumo de eletrônicos também deve ser alterada pela chegada de dois consoles de videogames aguardados há muito tempo: o PlayStation 3, da Sony, e o Wii, da Nintendo. As duas plataformas, mais o Xbox 360, lançado pela Microsoft no ano passado, devem competir por espaço. Com tudo isso em vista, elaboramos uma lista dos dez produtos de mídia digital mais desejados desta temporada.

Top top
O azarão da próxima geração de consoles para videogame vem da Nintendo, que parece pronta para ingressar, com sua plataforma Wii, em um mercado antes limitado. Seu controle é uma barrinha que os jogadores agitam para controlar a ação na tela. Diferentemente dos antecessores da empresa, o Wii pretende ingressar no mercado adulto. A US$ 250, metade do preço do modelo mais barato do PlayStation 3, há boas chances de que a Nintendo abale o domínio da Sony.
No reino da música digital, seja com a nova linha do iPod nano, com o novo e melhorado tocador de vídeo ou com o novo serviço iTunes Movie (para filmes), os produtos da Apple oferecem atrativos antes ausentes.
A linha iPod nano ganhou um corpo mais fino, uma tela melhor, uma bateria mais potente e uma série de cinco cores oferecida com memórias de 2 Gbytes, de 4 Gbytes e de 8 Gbytes. Além disso, o novo iPod sai de fábrica com 80 Gbytes, conta com uma tela mais nítida e pode receber pequenos jogos pelo iTunes. E o iPod shuffle diminuiu, assumindo um formato parecido com o de um clipe.
Em outra seara da música digital, o Stiletto 100, da Sirius Satellite Radio, pode armazenar até cem horas de música transmitida por satélite ou dez horas de músicas individuais. Já o equipamento da Sonos explora a conexão sem fio e reproduz as músicas armazenadas nos PCs no som de casa ou em alto-falantes autônomos, por uma rede caseira de Wi-Fi.
Muito barulho deve ser ouvido em torno da tentativa mais recente de abocanhar uma fatia do mercado dominado pela Apple -o Zune, da Microsoft. O aparelho, com 30 Gbytes, se conecta a uma rede sem fio, permitindo a troca de músicas entre aparelhos. Canções de outros usuários podem ser ouvidas por três vezes ou ficar armazenadas durante três dias antes de que quem as baixou decida comprar a faixa ou assinar o serviço do Zune. Vinda do nada, a SanDisk se tornou a segunda maior vendedora de tocadores de MP3, conquistando um pouco menos de 20% do mercado com seu Sansa.
Após muita demora e dificuldades técnicas, o tão esperado PlayStation 3 chegou às lojas dos EUA. O console oferece a mais avançada tecnologia gráfica e a maior capacidade de processamento do mercado, acessa a internet, vem com um disco rígido de 20 Gbytes ou de 60 Gbytes e toca Blu-ray.

DJs
Outro destaque é o serviço que usa streaming de música para ser usado dentro de casa. O sistema de música sem fio para DJs, da Logitech, usa a tecnologia Bluetooth para ligar as placas de som dos PCs aos alto-falantes, permitindo ouvir nos alto-falantes as músicas tocadas em seus micros.
Nenhuma reportagem sobre as novidades eletrônicas estaria completa sem uma menção aos celulares, que chegam com mais atrações multimídia. O Chocolate, da LG, o Samsung A920 e o N80, da Nokia, estão entre os mais desejados. A primeira rodada do embate entre os aparelhos de DVDs de alta definição chega às prateleiras das lojas neste ano, com preços em torno de US$ 800.
Defendendo o Blu-ray, estão Sony, Panasonic, Philips, Samsung, Pioneer, Sharp, JVC, Hitachi, LG, Apple, HP e Dell. Defendendo o HD DVD, há um número menor de fabricantes, mas essa ala conta com o apoio da maioria dos grandes estúdios e da Microsoft.


Tradução de RODRIGO CAMPOS CASTRO

Texto Anterior: Eventos on-line/Acontece na internet
Próximo Texto: Serviços pesquisam preços
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.