São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criador da Wikipédia ataca de novo

Divulgação
Jimmy Wales, pai da Wikipédia, que agora investe em um novo serviço baseado em software livre


DA REUTERS

Os softwares livres estão prestes a ficar ainda mais livres. O criador da Wikipédia, Jimmy Wales, afirmou na semana passada, que a Wikia, sua empresa dedicada a ter lucros (www.wikia.com), está pronta para ceder gratuitamente todos os softwares e o acesso a recursos de computação, armazenamento e capacitação de rede que um programador precisa para criar sites comunitários. A Wikia, a contraparte comercial da Wikipédia (uma entidade sem fins lucrativos), repassará a seus clientes -blogueiros ou outras pessoas que atendam aos critérios exigidos- 100% da renda obtida com anúncios colocados nas páginas que eles venham a montar.
Fundada dois anos atrás, a Wikia tem por meta faturar com base no bem-sucedido modo de funcionamento da enciclopédia on-line Wikipédia, cujo conteúdo pode ser editado livremente.
Utilizando o mesmo software da enciclopédia, o MediaWiki, a Wikia hospeda sites de elaboração coletiva, conhecidos como wikis e que tratam dos assuntos mais variados: da série "Guerra nas Estrelas" a estudos de psicologia, de viagens a iPods. "Esse é um software de fonte aberta e de conteúdo aberto", disse Wales, em uma entrevista concedida por telefone. "Vamos oferecer gratuitamente o computador de armazenamento, e os responsáveis pelo conteúdo poderão ficar com o dinheiro obtido com a publicidade."
Essa empreitada pode abalar o modelo tradicional de hospedagem de sites, que prevê o fornecimento de serviços gratuitos a seus clientes em troca da arrecadação de parte da renda obtida com a publicidade.
A Wikia exige apenas que os sites construídos com seus recursos tenham um link para a Wikia.com, que fatura por meio de anúncios. A Wikia chama o serviço de OpenServing (www.openserving.com). Até agora, 30 mil usuários postaram 400 mil artigos nos sites da Wikia, que tem sede na cidade de San Mateo, na Califórnia.


Tradução de RODRIGO CAMPOS CASTRO





Texto Anterior: Internet: Site permite edição direta de arquivos de vídeo digital
Próximo Texto: Todo mundo nu: Blog reúne ativistas sem roupas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.