São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

games

Expansões ampliam vida útil de sucessos

DIVERSÃO Pacotes lançados pelas fabricantes trazem mais personagens e missões; fãs também criam seus próprios roteiros

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Normalmente, quando um game faz sucesso, o lançamento de uma série de pacotes de expansão é mera questão de tempo. As expansões costumam ser a melhor alternativa para prolongar a vida útil dos jogos, pois trazem conteúdo produzido pelas próprias fabricantes. E custam menos do que o game convencional -R$ 59, em média, enquanto um lançamento para PC custa R$ 99.
O único requisito para jogar uma expansão é ter o game original instalado. Segundo as filiais brasileiras da Electronic Arts e da Microsoft, aproximadamente 40% dos jogadores que compram um jogo levam também suas expansões.
Outra alternativa para aumentar a diversão de um game são os mods (abreviação de "modifications"), expansões desenvolvidas pelos próprios usuários. A vantagem dos mods é que eles são gratuitos -por outro lado, nem sempre têm a qualidade desejada.
Hoje, boa parte dos games de estratégia e de ação em primeira pessoa vem com ferramentas para facilitar o desenvolvimento de modificações. Com isso, nem é preciso conhecer programação a fundo para criar conteúdo, no melhor estilo "faça você mesmo".
Com propósito semelhante, a Microsoft passou a oferecer um programa para desenvolvimento de jogos para o videogame Xbox 360. Trata-se do XNA Game Studio Express, disponível para download gratuito em www.msdn.com/XNA.


Texto Anterior: Hora da revisão: Pacote de correções já está disponível
Próximo Texto: Confira alguns exemplos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.