São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

SoundBlaster Wireless se conecta sem fios ao micro e permite selecionar arquivos via controle remoto; preço é alto

Acessório leva músicas do PC para o som

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

O objetivo do acessório SoundBlaster Wireless (www.soundblaster.com) é simples: permitir que o usuário ouça no aparelho de som as músicas gravadas no micro. O SoundBlaster Wireless não é tão sofisticado quanto seus concorrentes (há modelos que tocam vídeo), mas promete facilidade de instalação e uso.
O acessório é pequeno (7,4x19x3 cm) e simples: tem apenas um botão (ele toca um apito para ajudar o usuário a localizar o controle remoto). As funções do SoundBlaster Wireless são acessadas pelo controle remoto, que se destaca pela sofisticação. Além de possuir um visor de cristal líquido com seis linhas, que permite selecionar faixas e exibe o nome da música que está sendo tocada, o controle remoto opera por radiofreqüência, ou seja, funciona mesmo que o usuário não esteja apontando diretamente para o SoundBlaster Wireless.
Segundo o fabricante, o alcance do controle é de aproximadamente nove metros. Cabe notar que esse número se refere a uma distância sem obstáculos: se houver mais de uma parede entre o SoundBlaster Wireless e o controle remoto, a comunicação tende a falhar.
A transmissão de músicas entre o computador e o aparelho é realizada sem fios. O micro precisa ter um roteador sem fios -access point- compatível com o padrão Wi-Fi (tipo 802.11b ou 802.11g). Essa exigência significa que o usuário tem um gasto a mais. O roteador sem fios Linksys WAP 11, por exemplo, que é um dos mais baratos do mercado, custa R$ 490 (www.centrin.com.br).
O SoundBlaster Wireless é fácil de instalar, pois detecta automaticamente o roteador ligado ao micro. Um detalhe interessante é que o acessório é compatível com a transmissão de dados pelo modo Wired Equivalent Privacy (WEP), que codifica a transmissão de informações. Isso é importante, pois evita que hackers e curiosos tentem invadir o micro por meio da conexão sem fios.
O produto funcionou corretamente durante os testes realizados, a não ser por duas falhas: além de apresentar lentidão (demorou quase quatro segundos para trocar de música), o controle remoto travou com freqüência.
A única forma de solucionar os travamentos, que surgiam sem motivo aparente, era reiniciar o SoundBlaster Wireless ou o controle remoto (tirando e recolocando suas pilhas). Os travamentos diminuíram, mas não acabaram, depois que o SoundBlaster Wireless e o remoto foram atualizados com o software disponível no site do fabricante.
Além disso, o usuário não consegue criar um repertório de músicas (playlist) pelo controle remoto. Outro problema está na falta de integração entre os softwares: em vez de concentrar todas as funções do SoundBlaster Wireless em apenas um programa, a Creative prefere fornecer três softwares (Audio Converter, MediaSource Organizer e MediaSource Player), o que pode confundir iniciantes.
Apesar das imperfeições e do preço (R$ 1.298; www.b4b.com.br ou tel. 0/xx/ 11/3838-5900), que é superior ao de um aparelho de som e se soma ao gasto com a compra de um roteador sem fio, o SoundBlaster Wireless é atraente para quem tem muitas músicas gravadas no micro e gosta de ouvi-las com o máximo de qualidade.


Texto Anterior: Canal aberto: Como impedir o retorno dos vírus ao micro
Próximo Texto: Tocador portátil faz conexão sem fios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.