São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Máquina traz chip de 64 bits, 512 Mbytes de memória e tela de cristal líquido

Custo-benefício de micro se destaca

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
MÁRIO AUGUSTO PAZOTI
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Teste USP avaliou o computador Netrix, distribuído pela CDI Brasil (www.netrix.com.br).
O microcomputador Netrix avaliado apresentou a seguinte configuração: processador AMD Athlon 64 3200+, 512 Mbytes de memória RAM (DDR da marca Micron), disco rígido Serial ATA da Seagate com 120 Gbytes, drive de disquete, drive de DVD-ROM, placa de aceleração gráfica Radeon 9700 Pro e placa-mãe K8T Neo MSI, que apresenta rede Gigabit Ethernet e som embutidos. O sistema acompanha mouse, teclado, monitor LCD (de cristal líquido) com 15 polegadas e caixas de som.
Esses componentes tornam a máquina uma boa opção para diversos tipos de usuário, desde o doméstico até o empresarial.
A máquina satisfaz muito bem diversas aplicações que requerem grande poder computacional, como jogos e aplicações gráficas.
Um dos destaques do sistema é a placa-mãe da MSI modelo K8T Neo (MS-6702) ATX, que é baseada no chipset (circuito controlador) VIA K8T800.
Ela possui seis portas USB 2.0 para alta velocidade na transmissão de dados, seis canais para saída de áudio (Realtek ALC655) e uma interface SPDIF para transmissão de áudio digital.
Essa placa-mãe apresenta como diferencial o recurso de Overclocking Dinâmico (CoreCell Technology), que faz com que o overclocking seja ativado automaticamente quando uma maior capacidade de processamento é requerida -quando o PC executa programas 3D, por exemplo.
O overclocking ocorre quando a velocidade dos componentes é aumentada para trabalhar acima da original.
A placa ainda apresenta o adaptador D-Bracket2, um sistema de diagnóstico de hardware. Sua finalidade é permitir que o usuário identifique problemas na inicialização do computador exibindo o diagnóstico através de quatro leds. O adaptador D-Bracket2 possui mais dois conectores USB 2.0, completando assim um total de oito portas USB.

Vídeo 3D
Outro destaque do sistema é a placa de aceleração gráfica Radeon 9700 Pro, da ATI Technologies. Com interface AGP e 128 Mbytes de memória própria, a placa apresenta ótimo desempenho. Ela possui três saídas (CRT, DVI-I e S-VID para TV/VCR) e permite configurar a resolução e a taxa de atualização (refresh rate) para dois dispositivos de vídeo conectados de maneira independente.
O monitor de 15 polegadas que acompanha o computador Netrix é subdimensionado para o equipamento. Embora seja de tecnologia LCD, sua resolução máxima é de apenas 1.024x768 pontos.
A baixa resolução limita as aplicações gráficas do computador e causa desconforto na manipulação das janelas, em especial para os usuários experientes.
Dependendo da aplicação, uma boa opção seria adotar um monitor de 17 polegadas, mesmo que ele usasse a tecnologia CRT (tubo de imagem comum).
O equipamento avaliado apresentou um sério problema de configuração. O disco rígido veio de fábrica particionado com apenas 20 Gbytes, ou seja, desperdiçando quase toda a sua capacidade (120 Gbytes). Embora possa ser corrigido por usuários que tenham conhecimentos técnicos, o defeito expõe mau controle de qualidade.
Outro ponto fraco do sistema Netrix são os manuais. O PC vem com todos os manuais de seus componentes -placa-mãe, placa de vídeo etc. Muitos desses manuais são voltados a usuários experientes, e a maioria não está em português. Não há um manual específico do sistema Netrix, o que prejudica o usuário iniciante, pois dificulta a instalação do PC.
O microcomputador veio com o Windows XP Professional em português instalado. Depois de desembalar o computador e conectar os cabos necessários, foi só ligar o PC e ativar o sistema operacional pela internet.
Alguns programas, como o PowerDVD, que permite assistir a DVDs no computador, e o Gerenciador de Som, da Realtek, vieram previamente instalados.

Conclusão
O sistema da Netrix apresentou bom desempenho, podendo atender tanto a usuários domésticos quanto a profissionais. Os componentes utilizados são de boa qualidade e se encontram disponíveis no mercado. O preço do equipamento é de R$ 5.990, o que significa uma relação custo-benefício satisfatória.


Odemir Martinez Bruno é doutor em física pela USP, docente e pesquisador do ICMC-USP, onde atua nas áreas de visão artificial, bioinformática e computação paralela. Mário Augusto Pazoti é mestrando em ciência da computação pelo ICMC-USP.


Texto Anterior: Hospedagem: Kit.net muda e vai fechar sites gratuitos
Próximo Texto: Panorâmica - Internet: UOL lança ferramenta para criação de diário virtual
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.