São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2010

Próximo Texto | Índice

Privacidade em risco

Redes sociais possibilitam superexposição do internauta, que fica vulnerável; veja dicas para proteger informações pessoais

AMANDA DEMETRIO
DA REPORTAGEM LOCAL

As redes sociais são um palco para a superexposição, seja por vaidade, seja por ingenuidade. Usuários dizem o destino de suas férias, os restaurantes onde irão jantar, postam fotos, vídeos e acabam detalhando sua vida para quem quiser ver, incluindo criminosos.
O norte-americano Israel Hyman parece ter sofrido as consequências de dar informações demais em 140 caracteres.
Em 2009, ele avisou pelo Twitter que estava com a família em Kansas City -portanto, sua casa estava vazia. O pai de Hyman passou na casa da família enquanto eles viajavam e descobriu que ladrões tinha aproveitado a informação. "Não sabemos se o tuíte causou o roubo, mas isso dá motivo para pensar sobre o assunto", disse Hyman.
Outro alvo quando o assunto é privacidade é o Facebook, que decidiu tornar pública parte dos dados de seus usuários em dezembro de 2009. Mesmo com seguidas mudanças, o site ainda recebe críticas.
Na semana passada, a rede anunciou uma reforma no seu Centro de Segurança (face book.com/safety), que traz um guia para entender a privacidade no Facebook.
Mas há quem diga que se preocupar com essa exposição é algo ultrapassado na era da internet. Gurus como o hacker Kevin Mitnick questionam o conceito de privacidade.
Nesta edição, entenda por que o tema se tornou controverso e saiba fazer pequenos ajustes nos sites para controlar melhor o acesso externo às suas informações pessoais.

73,1%
dos americanos entrevistados por estudiosos das universidades American University e Bentley University disseram já ter recusado dar informações a sites por achar que eram pessoais demais ou desnecessárias

54,3%
disseram concordar que os consumidores perderam o controle sobre como informações pessoas são coletadas e usadas pelas empresas

55,3%
afirmaram já ter escolhido não usar um site ou fazer uma compra on-line por não estarem certos sobre como suas informações seriam usadas


Próximo Texto: Estudo: Jovens se preocupam com privacidade, mas são ingênuos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.