São Paulo, Quarta-feira, 21 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÁQUINAS

Compaq lança computador com "Linux"

da Reportagem Local

A Compaq está lançando no mercado brasileiro uma linha de estações de trabalho e servidores que têm como sistema operacional o "Linux".
São duas estações de trabalho, a AP500 e a XP1000, e cinco servidores: os Alpha Server 800 e DS20, os ProLiant 1850R e 1600 e o ProSignia 720. O DS20 é o computador usado atualmente por Linus Torvalds, criador do "Linux", para desenvolver o sistema.
É a primeira vez que a Compaq vende máquinas equipadas com "Linux" no Brasil.
Computadores IBM já são distribuídos com "Linux" no país, mas o trabalho é feito pela Conectiva, que tem um acordo com a fabricante para preparar estações NetFinity e fazer o suporte.
A Compaq vai distribuir e dar suporte para suas máquinas. Para isso, será criada uma rede de atendimento para os usuários dos produtos com "Linux", a partir do segundo semestre.
Os servidores são direcionados principalmente a provedores de Internet, que precisam de computadores de alta capacidade. O "Linux" é usado com frequência nesse mercado por conta da estabilidade que apresenta.
No caso dos dois Alpha Server, a Compaq desenvolveu um programa de cálculos matemáticos que promete ser mais rápido e preciso que os disponíveis atualmente para "Linux". O Compaq Portable Math Library pode ser encontrado em www.unix.digital.com/linux/cpml.htm.
As estações de trabalho têm como público-alvo usuários profissionais que usam aplicações gráficas 3D, como agências de publicidade e produtoras de vídeo. Elas custam R$ 9.163 (AP500) e R$ 23.257 (XP1000).


Texto Anterior: "Corel Draw" exige memória
Próximo Texto: Avaliação - Rosane Minghin e Onofre Trindade Jr.: Micro tem bom custo/benefício
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.