São Paulo, Quarta-feira, 21 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tecnologia 3DNow melhora desempenho

especial para a Folha

A exemplo do conjunto de instruções MMX da Intel (também disponíveis no K6-2), a tecnologia 3DNow da AMD introduz 21 novas instruções para a aceleração das operações necessárias no processamento de gráficos e imagens.
Enquanto a tecnologia MMX é voltada para a aceleração de instruções aritméticas de inteiros, a tecnologia 3DNow melhora o desempenho de operações aritméticas em ponto flutuante (operações com números reais)
Isso acelera as operações geométricas realizadas na totalidade das aplicações gráficas tridimensionais (3D) com aceleração gráfica.
Para aproveitar a capacidade dos aceleradores gráficos atuais, cada vez mais potentes, é necessário que a CPU acompanhe seu avanço. Essa é a proposta da tecnologia 3DNow.
Nesse sentido, a tecnologia da AMD complementa a tecnologia MMX e é uma inovação com relação aos chips Intel, no que se refere a processamento gráfico.

Software e games
A indústria de jogos de computadores é a primeira a levar vantagem, além de sistemas de CAD (desenho auxiliado por computador), fotografia digital, multimídia e processamento de imagens.
Um dos problemas com essas novas tecnologias é que o software usado deve estar preparado para a sua utilização, caso contrário nenhuma melhoria no desempenho pode ser notada.
Os desenvolvedores de software normalmente estão atentos às novidades de hardware e costumam adequar seus produtos com uma certa agilidade. Mas sempre é bom verificar se o software que você pretende utilizar está preparado para tirar o máximo de desempenho do hardware.
O local mais adequado para procurar essas informações é no site do fabricante do processador. No caso da AMD, o endereço da home page para verificar esses dados é www.amd.com/products/cpg/k623d/optimized.html.


Onofre Trindade Júnior é doutor em física aplicada pela USP e professor do ICMC-USP. Faz pesquisas em sistemas distribuídos e computação paralela.


Rosane Minghim é PhD em ciências da computação pela Universidade de East Anglia, Inglaterra. Faz pesquisas em computação gráfica, visualização e multimídia.


Texto Anterior: Avaliação - Rosane Minghin e Onofre Trindade Jr.: Micro tem bom custo/benefício
Próximo Texto: Navegador: "Explorer" ganha versão em português
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.