São Paulo, quarta-feira, 21 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AOL, MSN e Yahoo! vão unir seus mensageiros

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As gigantes da internet, AOL, MSN e Yahoo! firmaram um acordo de parceria para o uso do Microsoft Office Live Communications Server 2005 -que utilizará um padrão único para seu comunicador instantâneo, que é destinado apenas a usuários corporativos.
Essa mudança vai integrar uma base de 400 milhões de usuários ao redor do mundo e sua meta é usar os programas de bate-papo como ferramentas de produtividade para os profissionais.
O mensageiro do Office Live Communications Server adota a sigla EIM, Enterprise Instant Messenger, e trará funções de integração com e-mail.
"Esse acordo representa o nascimento de uma era para os mensageiros instantâneos, que vão liberar o verdadeiro potencial da comunicação em tempo real e do trabalho colaborativo", afirmou Edmund Fish, vice-presidente sênior da America Online.
Além da compatibilidade com as redes diferentes, o Office Live Communications Server também trará como novidade a integração com outros produtos da Microsoft, como o Outlook e o Excel.
Devido ao uso de criptografia e mecanismos de autenticação, as mensagens trocadas na rede integrada de comunicadores deverão ter mais segurança.
A novidade deverá ser lançada até o final deste ano. Por ora, apenas a versão corporativa do MSN Messenger, programa de comunicação da Microsoft, será beneficiada com o acordo -o MSN convencional ainda não conversa com os outros formatos.
Internautas domésticos, no entanto, podem acessar as redes de forma simultânea ao usar programas como o Trillian (2,5 Mbytes; www.trillian.cc) e o Miranda IM (750 Kbytes; miranda-im.org).

Novo ICQ
Pioneiro no serviço de mensagens instantâneas, o ICQ já não é o comunicador preferido dos brasileiros, mas lança uma versão em português para tentar recuperar o espaço perdido para o MSN Messenger, seu principal rival.
Com download gratuito (2,8 Mbytes; em www.icq.com), o ICQ 4.0 tem como diferenciais a função "siga-me", que transfere os recados do mensageiro para o telefone celular via SMS, e os Xtraz, plugins para personalizar o comunicador com jogos e algumas novas funções.
No Brasil, o comunicador tem aproximadamente 2,3 milhões de usuários. Segundo Ronen Arad, diretor de produtos do ICQ, o país está entre os cinco principais mercados estratégicos para o soft de mensagens instantâneas. (JB)


Texto Anterior: Segurança: Explorer tem falhas de segurança graves
Próximo Texto: Panorâmica - Maior duração: Apple lança iPod com bateria de 12 horas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.