São Paulo, quarta-feira, 21 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Preço elevado pode não assustar entusiastas que exigem alto poder de desempenho em jogos com efeitos 3D

Placa aceleradora é escolha para gráfico

AGMA JUCI MACHADO TRAINA
HUMBERTO RAZENTE
ESPECIAL PARA A FOLHA

A área de jogos e entretenimento demanda sempre recursos gráficos cada vez mais poderosos para fazer com que seus usuários manipulem os jogos de computador do modo mais realista e eficiente possível.
As unidades de processamento gráfico (GPU ou Graphical Processor Units) são as responsáveis por permitir que os desenvolvedores de software que exigem recursos gráficos possam atender a essa demanda dos usuários.
Equipada com o novo processador da ATI, o R420, composto por 160 milhões de transistores e clock de 500 MHz, a Radeon X800 é a mais nova opção para os usuários de games.
O projeto dessa GPU é uma extensão do processador que acompanha a série Radeon 9800, com melhorias de largura de banda, paralelismo, eficiência e qualidade de imagem. Ela foi totalmente projetada para manipular recursos tridimensionais que permitem a produção de imagens bastante realistas.
A aceleradora está disponível em duas versões, a Radeon X800 PRO e a Radeon X800 XT. As diferenças básicas entre as duas versões consistem no número de pixel pipelines e velocidade do processador/memória.
Como as duas usam o mesmo processador, no modelo Radeon X800 PRO, quatro pipelines foram desativados. É possível que o fabricante lance também versões mais simplificadas da série X800, com número menor de pipelines para vértices e pixels, competindo com as aceleradoras de menor custo.
A memória utilizada nas aceleradoras da série X800 é GDDR3 de 256 bits, capaz de prover 32 Gbytes por segundo de transferência de dados, divididos em quatro canais de 64 bits, no qual cada canal pode ler e escrever simultaneamente na memória.
Entre outras inovações, a série X800 introduz uma tecnologia de compressão de imagens chamada 3Dc, que permite aos desenvolvedores de jogos incluir mais detalhes em imagens tridimensionais em tempo real, o que leva a uma apresentação mais refinada e elaborada das imagens.
O módulo de processamento de vértices consiste em seis unidades programáveis, em que cada unidade é composta de duas unidades lógicas aritméticas de 128 bits. O módulo de processamento de pixels é composto de 16 pipelines, cada um com sua unidade independente para cálculo de tonalização e textura com recursos dedicados.
A aceleradora gráfica Radeon X800 apresentou excelentes resultados nos experimentos realizados. A título de comparação e para situar os usuários que já possuam outra GPU bastante utilizada no mercado, foram executados diversos testes comparativos com a Radeon X800 XT e com a Nvidia Geforce FX5900. Observe que a Geforce FX5900 não é a topo de linha da Nvidia.
Foram usados os softwares de testes comparativos 3dMark 2003 (www.futuremark.com) e PerformanceTest (www.passmark.com). Os testes foram realizados em um micro equipado com o processador Athlon XP 2400+ e 512 Mbytes de memória RAM.
Primeiramente são mostrados os resultados do 3dMark 2003. Para jogos não muito complexos, como o Wings of Fury, o desempenho das duas placas aceleradoras foi semelhante.
Para jogos que necessitam de capacidade de processamento maior (como Mother Nature, Troll's Lair e Battle of Proxycon), a Radeon X800 mostrou-se até duas vezes mais veloz que a Geforce FX5900.
O software 3DMark03 permite também medir a performance de características importantes relacionadas ao tratamento de vértices e de tonalização de gráficos 3D, como taxa de preenchimento e tonalização de vértices e pixels.
A taxa de preenchimento mede a velocidade na qual a aceleradora gráfica é capaz de desenhar texturas de objetos tridimensionais.
Os testes de tonalização de vértices e pixels têm como finalidade medir a performance do módulo responsável pelo tratamento do tonalização.
Os experimentos realizados com a ferramenta PerformanceTest chegaram a resultados similares aos apresentados pela ferramenta 3dMark 2003. Ela usa uma série de objetos em DirectX para medir a velocidade de processamento de uma série de iterações.

Conclusão
Com preço sugerido para o consumidor nos EUA de US$ 500 para a Radeon X800 XT e de US$ 400 para a Radeon X800 PRO, a unidade de processamento gráfico avaliada nos testes é uma excelente escolha para os aficionados por gráficos tridimensionais que exigem alto poder de síntese em tempo real, como os entusiastas de jogos por computador, e que não se importam com seu custo elevado.
Porém tal preço traz benefícios que não existem em outras placas aceleradoras do mercado, como a sua capacidade de atenuar, em tempo real, o efeito serrilhado que algumas imagens naturalmente apresentam.

Glossário
Abaixo, algumas definições de termos utilizados no teste.
 

Tonalização (do inglês shading) - é o processo de atribuição de cores (tons) e brilho aos elementos da imagem que permite uma visão tridimensional realista dos objetos que estão sendo processados e visualizados. Tal processo é feito em tempo real e demanda uma grande capacidade de processamento do equipamento.

Pipeline gráfico - seqüência de operações sincronizadas, resultando no processamento e apresentação do elemento gráfico desejado.


AGMA JUCI MACHADO TRAINA é livre-docente do Departamento de Ciências de Computação do ICMC/USP e pesquisadora na área de computação gráfica e processamento de imagens e indexação de dados multimídia. HUMBERTO RAZENTE é mestre em ciências de computação e matemática computacional e trabalha no Departamento de Ciências de Computação do ICMC/USP.


Texto Anterior: Panorâmica - Maior duração: Apple lança iPod com bateria de 12 horas
Próximo Texto: Tendência: TV independente ganha público na internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.