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TESTE USP
Preço elevado pode não assustar entusiastas que exigem alto poder de desempenho em jogos com efeitos 3D
Placa aceleradora é escolha para gráfico
AGMA JUCI MACHADO TRAINA
HUMBERTO RAZENTE
ESPECIAL PARA A FOLHA
A área de jogos e entretenimento demanda sempre recursos gráficos cada vez mais poderosos para fazer com que seus usuários
manipulem os jogos de computador do modo mais realista e eficiente possível.
As unidades de processamento
gráfico (GPU ou Graphical Processor Units) são as responsáveis
por permitir que os desenvolvedores de software que exigem recursos gráficos possam atender a
essa demanda dos usuários.
Equipada com o novo processador da ATI, o R420, composto por
160 milhões de transistores e
clock de 500 MHz, a Radeon X800
é a mais nova opção para os usuários de games.
O projeto dessa GPU é uma extensão do processador que acompanha a série Radeon 9800, com
melhorias de largura de banda,
paralelismo, eficiência e qualidade de imagem. Ela foi totalmente
projetada para manipular recursos tridimensionais que permitem a produção de imagens bastante realistas.
A aceleradora está disponível
em duas versões, a Radeon X800
PRO e a Radeon X800 XT. As diferenças básicas entre as duas versões consistem no número de pixel pipelines e velocidade do processador/memória.
Como as duas usam o mesmo
processador, no modelo Radeon
X800 PRO, quatro pipelines foram desativados. É possível que o
fabricante lance também versões
mais simplificadas da série X800,
com número menor de pipelines
para vértices e pixels, competindo
com as aceleradoras de menor
custo.
A memória utilizada nas aceleradoras da série X800 é GDDR3
de 256 bits, capaz de prover 32
Gbytes por segundo de transferência de dados, divididos em
quatro canais de 64 bits, no qual
cada canal pode ler e escrever simultaneamente na memória.
Entre outras inovações, a série
X800 introduz uma tecnologia de
compressão de imagens chamada
3Dc, que permite aos desenvolvedores de jogos incluir mais detalhes em imagens tridimensionais
em tempo real, o que leva a uma
apresentação mais refinada e elaborada das imagens.
O módulo de processamento de
vértices consiste em seis unidades
programáveis, em que cada unidade é composta de duas unidades lógicas aritméticas de 128 bits.
O módulo de processamento de
pixels é composto de 16 pipelines,
cada um com sua unidade independente para cálculo de tonalização e textura com recursos dedicados.
A aceleradora gráfica Radeon
X800 apresentou excelentes resultados nos experimentos realizados. A título de comparação e para situar os usuários que já possuam outra GPU bastante utilizada no mercado, foram executados
diversos testes comparativos com
a Radeon X800 XT e com a Nvidia
Geforce FX5900. Observe que a
Geforce FX5900 não é a topo de linha da Nvidia.
Foram usados os softwares de
testes comparativos 3dMark 2003
(www.futuremark.com) e PerformanceTest (www.passmark.com). Os testes foram realizados
em um micro equipado com o
processador Athlon XP 2400+ e
512 Mbytes de memória RAM.
Primeiramente são mostrados
os resultados do 3dMark 2003.
Para jogos não muito complexos,
como o Wings of Fury, o desempenho das duas placas aceleradoras foi semelhante.
Para jogos que necessitam de
capacidade de processamento
maior (como Mother Nature,
Troll's Lair e Battle of Proxycon),
a Radeon X800 mostrou-se até
duas vezes mais veloz que a Geforce FX5900.
O software 3DMark03 permite
também medir a performance de
características importantes relacionadas ao tratamento de vértices e de tonalização de gráficos
3D, como taxa de preenchimento
e tonalização de vértices e pixels.
A taxa de preenchimento mede
a velocidade na qual a aceleradora
gráfica é capaz de desenhar texturas de objetos tridimensionais.
Os testes de tonalização de vértices e pixels têm como finalidade
medir a performance do módulo
responsável pelo tratamento do
tonalização.
Os experimentos realizados
com a ferramenta PerformanceTest chegaram a resultados similares aos apresentados pela ferramenta 3dMark 2003. Ela usa uma
série de objetos em DirectX para
medir a velocidade de processamento de uma série de iterações.
Conclusão
Com preço sugerido para o consumidor nos EUA de US$ 500 para a Radeon X800 XT e de US$ 400
para a Radeon X800 PRO, a unidade de processamento gráfico
avaliada nos testes é uma excelente escolha para os aficionados por
gráficos tridimensionais que exigem alto poder de síntese em tempo real, como os entusiastas de jogos por computador, e que não se
importam com seu custo elevado.
Porém tal preço traz benefícios
que não existem em outras placas
aceleradoras do mercado, como a
sua capacidade de atenuar, em
tempo real, o efeito serrilhado que
algumas imagens naturalmente
apresentam.
Glossário
Abaixo, algumas definições de
termos utilizados no teste.
Tonalização (do inglês shading) -
é o processo de atribuição de cores (tons) e brilho aos elementos
da imagem que permite uma visão tridimensional realista dos
objetos que estão sendo processados e visualizados. Tal processo é
feito em tempo real e demanda
uma grande capacidade de processamento do equipamento.
Pipeline gráfico - seqüência de
operações sincronizadas, resultando no processamento e apresentação do elemento gráfico desejado.
AGMA JUCI MACHADO TRAINA é livre-docente do Departamento de Ciências
de Computação do ICMC/USP e pesquisadora na área de computação gráfica e
processamento de imagens e indexação
de dados multimídia. HUMBERTO
RAZENTE é mestre em ciências de computação e matemática computacional e
trabalha no Departamento de Ciências
de Computação do ICMC/USP.
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