São Paulo, quarta-feira, 21 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro precursor de "Matrix" faz 20 anos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Marco inicial do estilo ciberpunk, o livro "Neuromancer", de William Gibson (R$ 39, ed. Aleph, www.alephnet.com.br), completa 20 anos.
Com uma visão do futuro que mais tarde serviria como base para o universo de filmes de ficção científica, como "Blade Runner" e "Matrix", a obra inseriu termos como ciberespaço e outros.
Vencedor de importantes prêmios de literatura de ficção cientifica -Hugo Award, Nebula Award e Philipp K. Dick Memorial Award, por exemplo-, vários sites prestam homenagem ao clássico e seu autor, como o portal www.antonraubenweiss.com/gibson/index.html, onde há links para adaptações do livro, imagens das capas de outros trabalhos de Gibson e até versões em quadrinhos de "Neuromancer".
Mais artigos sobre o livro e detalhes sobre o autor podem ser vistos no site Void Space (www.voidspace.org.uk/ciberpunk/gibson_index.shtml).
Para os fãs que dominam o inglês, há um audiolivro com o próprio Gibson lendo sua obra para download no endereço neuromancer.einen.org/filez.
"Neuromancer" também virou game nos anos 80, mas os gráficos e a jogabilidade da época decepcionaram e o jogo não foi um grande sucesso.
Para os nostálgicos dispostos a experimentar, é possível baixar uma versão do jogo no link www.antonraubenweiss.com/gibson/download/neuro_game-pc.zip.
O site oficial do autor (www.williamgibsonbooks.com) também é visita obrigatória para quem se interessa pelo tema.
Na internet, circulam boatos que em 2006 será lançado o filme chamado "Pattern Recognition", com roteiro baseado no livro homônimo escrito, em 2002, por William Gibson. Outros jogos, textos e artigos sobre o movimento ciberpunk podem ser vistos no endereço Project Jericho (www.bitstreamnet.com/projectjericho).
(JULIANO BARRETO)


Texto Anterior: Diversão: Teste sua argúcia em jogos de estratégia
Próximo Texto: Eventos on-line: Internet relembra a artista Frida Kahlo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.