UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Audigy2 aceita seis alto-falantes e um subwoofer

Placa de som multicanal aumenta realismo de jogos tridimensionais

JOÃO DO E.S. BATISTA NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Audigy2 da Creative é uma placa de som de ótima qualidade. Ela traz recursos que não existiam em sua antecessora (Audigy), como suporte para DVD-Audio (discos que trazem som de alta qualidade; não confundir com o tradicional DVD de vídeo), sistema Dolby Digital EX 6.1 -para ligar seis alto-falantes e um subwoofer (caixa de graves)- e certificação THX (homologação concedida pela empresa LucasFilm, do cineasta George Lucas, que supostamente atesta a qualidade da exibição de filmes).
A versão Platinum testada traz um drive que facilita a ligação de equipamentos de áudio e dispositivos Midi, pois permite fazer conexões na parte frontal do micro.
Na placa, que exige um slot PCI, chamam atenção a porta IEEE-1394 (conhecida como Firewire, serve para conectar filmadoras digitais e discos rígidos externos), os três conectores de saída analógica (para seis alto-falantes e um subwoofer amplificados) e a saída S/PDIF (para transferência de áudio digital entre dispositivos).
No painel frontal do drive da versão Platinum, destacam-se os conectores de entrada e saída (óptico e RCA) para som digital, os conectores para equipamentos Midi, a entrada para microfone com controle de volume, um outro conector Firewire e um sensor para controle remoto (que também acompanha o produto).
A nova placa tem arquitetura de 24 bits. Em tese, isso proporciona maior transparência sonora do que a obtida pela Audigy (16 bits).
Na prática, a reprodução de 24 bits exige conteúdo gravado nesse formato, não melhorando em nada o som dos CDs e arquivos MP3 comuns.
Além disso, dada a simplicidade das caixas de som geralmente ligadas aos PCs, é improvável que as melhorias sejam perceptíveis na reprodução de discos gravados em 24 bits, como o DVD-Audio.
Assim como sua antecessora, a placa suporta o recurso EAX, que está presente nos games mais modernos. Esse recurso, que é controlado pelo processador da placa, acrescenta efeitos 3D ao som para acompanhar as cenas encontradas pelo jogador, proporcionando maior realismo.
Além da ótima qualidade do hardware, vale destacar a facilidade de instalação e os utilitários inclusos no pacote. O guia de instalação rápida traz informações precisas e simplificadas.
O usuário com conhecimentos elementares será capaz de fazer a instalação sem muita dificuldade.
O manual de instruções (em CD) explica detalhadamente a função de cada conector. Entre os programas fornecidos, destacam-se os de configuração e calibração de falantes, tocadores de CD e DVD-Audio e um misturador para ajuste dos canais.
Se a intenção é montar um home theater (cinema doméstico) com suporte para DVD-Audio no micro, a Audigy2 é uma ótima escolha. Mas, como a placa tem características avançadas, alguns de seus recursos podem representar um luxo desnecessário para certos usuários, como os conectores e as portas do painel.
Nesse caso, uma opção mais econômica e de boa qualidade é a Audigy original, que não inclui o drive.


João do E.S. Batista Neto é doutor em sistemas biomédicos pelo Imperial College da Universidade de Londres e docente do ICMC-USP.


Texto Anterior: Panorâmica
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Enfeite seus e-mails com papéis de carta
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.