São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIVACIDADE

PC recebe arquivo secreto

Site monta armadilha para vigiar internauta

BRIAN MCWILLIAMS
DA "SALON"

Milhares de internautas que visitaram um site de entretenimento estão descobrindo um emaranhado de componentes indesejados e potencialmente danosos em seus micros. É o resultado de uma campanha publicitária maliciosa organizada por uma empresa de Los Angeles, nos EUA.
A história começa na página FlowGo (www.flowgo.com), que até abril trazia um anúncio capaz de plantar arquivos no PC.
Comprado pela IntelliTech (www.visitiws.com), o espaço publicitário trazia um recurso que redirecionava o navegador para um site chamado KoolKatalog, que atualmente está fora do ar.
O visitante era convidado a fornecer seu endereço de e-mail para participar de um jogo. A proposta era a seguinte: resolva o quebra-cabeça e ganhe um prêmio.
Mesmo que o usuário não clicasse em nada, o dano real já estaria quase consumado. Explorando falhas numa antiga versão da linguagem Java presente no navegador Internet Explorer, o site secretamente colocava dez arquivos no disco rígido do computador.
O parasita, que foi considerado um dos cinco principais vírus de abril pela Symantec, monitora os hábitos de navegação da vítima na internet e pode fazer o micro travar.
Para removê-lo, use a ferramenta disponível em www.antivirus.com/vinfo/
virusencyclo/default5.asp?VName=TROJSUA.A
.
Os responsáveis pelo FlowGo afirmam ter apagado o anúncio assim que descobriram o que ele estava fazendo.
O californiano Frank Bigott, que registrou o domínio (endereço) do site KoolKatalog, afirmou desconhecer o caso. Seu advogado disse que Bigott pediu demissão da IntelliTech depois que foi procurado pela reportagem.
A "Salon" tentou falar com três gerentes da empresa, mas não obteve resposta.



Texto Anterior: Hugo
Próximo Texto: Saiba evitar e apagar parasitas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.