São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Próximo Texto | Índice

Tec-tec-tec

Google, Yahoo! e Microsoft juntas por melhores buscas

GUSTAVO VILLAS BOAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No oceano de informações que é a internet, ficar perdido é fácil. Por isso, três grandes faróis da rede -a Google, a Yahoo! e a Microsoft- se uniram para ajudar os criadores de sites a indexar o conteúdo de suas páginas e, de quebra, oferecer ao internauta uma melhor experiência de busca.
As três empresas vão utilizar o protocolo SiteMaps (www.sitemaps.com), criado no ano passado pela Google, para otimizar a leitura dos robôs-buscadores. São eles que varrem a internet atrás dos endereços que aparecem nos índices.
A unificação ajuda quem tem um site a dar informações mais precisas a esses robôs. O protocolo está sob a licença Creative Commons.
O gerente de produto da Yahoo!, Priyank Garg, disse, no blog do buscador, que a união permite que os mecanismos reflitam com mais velocidade as mudanças na rede e propicia resultados mais relevantes aos usuários. Quem tem um site e deseja ajudar os robôs a decifrá-lo deve ir ao SiteMaps, mas usar o protocolo demanda a edição de códigos. A adesão não é obrigatória para o site ser encontrado pelos buscadores.

RÁPIDO E RASTEIROS
Segundo o portal News factor.com, sites piratas já colocaram no ar um crack para enganar o registro do Vista e permitir o uso de uma cópia pirata. Já o site Arstechnica. com confirma que cópias ilegais da versão empresarial do Office 2007 estão circulando na rede. Sites que fornecem cracks e programas piratas são uma das portas de entrada de softs maliciosos e de vírus.

PRECISÃO
A tecnologia de reconhecimento de imagens continua amadurecendo. Agora, uma nova ferramenta (www.alipr.com) coloca sozinha etiquetas (tags) nas fotos indicadas pelo internauta. Os criadores incentivam os usuários a aumentar o vocabulário e a precisão do soft na hora de identificar o conteúdo das imagens, aperfeiçoando-o. A Folha tem testado a engenhoca desde seu lançamento, no início deste mês; é possível notar avanços em sua inteligência artificial.

SUPERMÁQUINA
A Intel anunciou, na semana passada, o primeiro processador para desktops com quatro núcleos. O Intel Core 2 Extreme quad-core QX6700 é descrito no site da empresa (www.intel.com) como um "monstro multitarefas".

HIPERMÁQUINA
A USP foi a primeira universidade brasileira a adquirir um supercomputador do ranking dos 500 mais poderosos (www.top500.org). Segundo o Centro de Computação Eletrônica da USP, ele tem o poder de processamento de 3.000 PCs.

MAQUININHA
O tinytube.net adapta vídeos do YouTube para o celular convertendo o formato flash em 3GP, amigável ao aparelho.

DESCONECTADO
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (Nic.br) divulgou uma pesquisa sobre uso de computadores e acesso à internet nos domicílios brasileiros. O trabalho identificou que 85,3% das residências do país não têm acesso à rede.

É O PREÇO
As principais barreiras ao acesso em casa são o preço das máquinas (67,5%) e o custo da conexão (31,7%). A questão aceitava múltiplas respostas.

COMPUTADOR?
A pesquisa mostrou que a maioria da população nunca usou um computador (54,35%). E 66,68% dos brasileiros dizem não ter entrado na internet ao menos uma vez na vida.

TEM E NÃO TEM
Na classe A, 81,5% dos domicílios têm acesso à rede. Na classe B, as residências conectadas são 51,2% e, nas classes D e E, esse total é de 1,6%.

ABC
De quem usou a internet nos três meses anteriores à pesquisa, 64,39% fizeram uso da rede para a educação.

HACKERS EGOÍSTAS
Segundo o portal Eweek. com, hackers russos surpreenderam pela engenhosidade na montagem de sua rede de PCs zumbis. O trojan SpamThru, instalado pelos criminosos, vinha com seu próprio antivírus, para expulsar concorrentes e garantir toda a banda da conexão dos micros invadidos.

FRASE DE GAMER VIRA MANIA NOS EUA
Criada por um anônimo durante a disputa de um jogo on-line de estratégia, a frase "I'm in ur base killing ur doodz", algo como "Eu estou na sua base matando os seus carinhas", virou moda entre os internautas norte-americanos e tema para um sem-número de paródias. Montagens com políticos, artistas famosos e animais em situações inusitadas viram pano de fundo para as infames versões alternativas. Nancy Pelosi, escolhida pelo Partido Democrata para a presidência da Câmara dos EUA, ganhou uma homenagem com uma montagem que trazia sua foto e a frase "Estou no seu Congresso pedindo o seu impeachment".


Próximo Texto: Eventos on-line/Acontece na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.