São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste/ USP

LCD grava a programação televisiva

MEMÓRIA INTERNA Conteúdo é salvo em disco de 80 Gbytes; entrada HDMI e recursos de alta definição são atrativos

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
ANDRÉ RICARDO BACKES
ESPECIAL PARA A FOLHA

A cada dia fica mais difícil diferenciar computadores e eletrodomésticos, já que estes estão incorporando recursos originalmente presentes apenas em produtos de informática. A TV LCD LG 42LC2RR avaliada é um exemplo, já que, além de recursos de som e de imagem, possui uma memória interna de 80 Gbytes para gravações digitais. Com 42 polegadas, ela possui uma base giratória e oferece ângulo de visão de 178. Outro recurso é o PIP (picture-in-picture), que exibe simultaneamente duas janelas.
A TV apresenta um consumo de energia de 228 W -praticamente o dobro do de uma TV de tubo (CRT) de 29 polegadas (110 W). Mas, embora pareça alto, esse consumo é menor do que o de uma TV de plasma de tamanho similar (290 W). Além disso, o aparelho oferece opções de economia de energia por meio da variação do brilho.

Gravação
O sistema de gravação é, sem dúvida, o recurso mais interessante desse televisor. Além da possibilidade de agendar a gravação futura de programas, ele memoriza automaticamente a última hora de programação do canal sintonizado.
Esse recurso possibilita pausar a programação que está sendo transmitida, voltar a uma cena desejada, assisti-la novamente e adiantar comerciais, o que confere a esse televisor o apelido de Time Machine (máquina do tempo). A gravação do período de uma hora é contínua e apaga automaticamente o conteúdo anterior.
O televisor possui ainda gravação com apenas um toque. Basta apertar um botão no controle remoto para que a programação comece a ser gravada na memória, o que pode ser feito em alta qualidade ou qualidade normal -esta última permite até 33 horas de gravação.
A qualidade da imagem do televisor da LG é excelente, impressionando pela alta definição e nitidez. O índice de contraste é de 1.600:1, com uma taxa de brilho de 500 cd/m2. A exibição de vídeo é realizada com resolução de 1.366x768 pixels em modo progressivo.
Além de já estar preparada para o sistema HDTV (high definition television), o aparelho possui diversos recursos para melhorar a qualidade das imagens exibidas, como redução automática de ruído e ajustes de imagem e de cor. A tecnologia XD engine, da LG, ainda converte sinais analógicos para níveis próximos dos sinais de alta definição, por meio de ajustes como eliminação de ruídos e aprimoramento do brilho e dos detalhes, aumentando a sensação de realismo das imagens.
A proporção da tela do televisor da LG é de 16:9, diferente da utilizada pelas emissoras brasileiras de TV aberta, que é de 4:3. Isso resulta na deformação das imagens dessas emissoras, o que pode ser corrigido ao utilizar o modo 4:3 de visualização, que faz com que surjam duas faixas laterais pretas para preencher a tela.
O televisor possui sistema de som estéreo/SAP com potência de 30 W RMS, o que garante um som de qualidade. É possível também realizar ajustes de áudio (graves, agudos e balanço) e escolher diferentes modos de equalização.

Conexões
Na TV LCD LG 42LC2RR existe um canal de saída AV e outro de saída de áudio variável, além de entradas AV, vídeo componente, HDMI, VGA, S-Video, áudio PC e antena. A entrada HDMI, uma interface multimídia de vídeo digital de alta resolução e de áudio digital multicanal, tem se tornado padrão em televisores de alta definição (HDTV). Diferentemente das entradas analógicas, ela sofre menos interferência externa, garantindo fidelidade de áudio e de vídeo.
Além disso, ela é compatível com a saída DVI, que tem se tornado padrão das placas gráficas atuais -útil ao usuário que deseja conectar a TV ao PC. Nos testes, o televisor foi conectado a um PC pela entrada VGA e exibiu imagens de boa qualidade e com ótima nitidez.

Conclusão
A LG 42LC2RR é uma ótima opção para quem deseja adquirir uma TV LCD de alta definição com excelente qualidade. Seu sistema de gravação é um diferencial. É importante observar que, para usufruir de todos os recursos oferecidos pelo aparelho, é necessário que os sinais de entrada tenham boa qualidade. Seu preço, de R$ 8.499, é compatível com os de outros aparelhos com funções semelhantes disponíveis no mercado.


ODEMIR MARTINEZ BRUNO é doutor em física pela USP e docente do ICMC-USP, onde atua como pesquisador nas áreas de visão artificial e bioinformática e ANDRÉ RICARDO BACKES é mestre e doutorando pelo ICMC-USP.

Texto Anterior: Interatividade: Site hospeda vídeos temáticos
Próximo Texto: Internet: Mapas virtuais mostram passado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.