São Paulo, Quarta-feira, 22 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

Datafolha faz o mais completo perfil do uso da Internet no país

Metade dos internautas brasileiros é carona

Lili Martins/Folha Imagem
Orlando Machado, que não tem micro em casa, entra na Internet pela biblioteca da Fiesp


JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
da Reportagem Local

Grande parte do crescimento da Internet no Brasil é fruto da incorporação de pessoas que, se dependessem apenas do lado comercial, dificilmente entrariam na rede mundial de computadores.
Esses usuários que pegam carona nos computadores alheios são cerca da metade (48%) dos internautas brasileiros. Somam 3,7 milhões de "sem-teto" digitais.
Seu principal ponto de conexão com a Internet não está em casa nem no trabalho.
Grande parte se vale dos computadores da escola ou da faculdade, mas a maioria só consegue se conectar graças à boa vontade de amigos e parentes donos de computador.
Nesse contexto é possível entender porque apenas 1 em cada 4 internautas brasileiros tem endereço eletrônico.
Depois dos sem-teto e dos sem-terra, é a vez dos sem-e-mail. Vem daí o grande sucesso das empresas que fornecem endereço eletrônico grátis na Internet, como o BOL (Brasil Online).
Essas são algumas das descobertas da mais ampla pesquisa já divulgada sobre Internet no Brasil. Conduzida pelo Datafolha por encomenda da Folha e do UOL (Universo Online -empresa dos grupos Folha e Abril), a pesquisa ouviu 14.897 pessoas em todas as unidades da Federação.
A pesquisa é inédita pela combinação de abrangência e profundidade.
Nunca tantas perguntas sobre o tema foram feitas a um painel tão representativo da sociedade brasileira.

Perfil nacional
As cem questões dão um perfil nacional do internauta, de seus hábitos de navegação pela rede mundial e suas atitudes diante do crescimento do comércio eletrônico. Mostram também quais são os tipos mais característicos e as peculiaridades de cada região.
Projetando-se os resultados da pesquisa sobre o total da população brasileira, adquiridos em setembro, conclui-se que o total de internautas residentes no país (de 14 anos ou mais, o universo pesquisado), é de 7,675 milhões de pessoas.

Brasil em 6º lugar
Com esse total, o Brasil seria o 6º país em número de internautas, entre o Reino Unido (9,9 milhões) e a Austrália (5,5 milhões), segundo estatísticas do NUA Internet Surveys, central de pesquisas voltadas para a Internet.
A pesquisa mostra que a fatia de internautas brasileiros corresponde a apenas 3,8% do bolo mundial da Internet, mas é proporcionalmente maior do que o peso da população brasileira nos 6 bilhões de habitantes do planeta (2,8%).

Clique aqui para ver a tabela com os números da Internet no Brasil.



Próximo Texto: 96 milhões sabem o que é Internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.