UOL


São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE OLHO EM VOCÊ E NO MUNDO

Preço acessível vai permitir que câmera seja tão essencial quanto o teclado do micro

Webcam se populariza entre internautas

Reprodução
Webcams ao vivo de modelos, em www.dreamcam.
com.br
, têm acesso exclusivo


MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

A internet virou uma televisão que permite ao internauta assistir a uma ampla programação: nela dá para ver animais em extinção em santuários (www.tigerhomes.org), o dia-a-dia em meio aos destroços de Bagdá (www.publicweb cams.com) ou as ruas de Nova York (www.earthcam.com/usa/newyork/timessquare/mainstreaming.html) e as condições de trânsito de sua cidade, antes de sair de casa (www.uol.com.br/aliwebcam), assim como checar o comportamento dos filhos na creche (www.colmagno.com.br/Babyoz).
A câmera pode ser um estímulo ao voyeurismo ou servir para fazer videoconferência e evitar viagens em tempos de gripe asiática (frequentflyer.oag.com/minipoll/PollResults.asp?RESULTS=ONE&POLLID=74). Tudo isso graças a uma webcam.
Webcam é uma câmera de vídeo acoplada a um computador ligado na internet. O micro usa essa câmera para tirar fotos em um determinado intervalo de tempo e carrega essas imagens para um site para que elas sejam vistas por qualquer internauta.
Algumas webcams atualizam as imagens a cada segundo. Outras câmeras, a cada minuto. Há as em tempo real. Essa frequência depende da velocidade de conexão.
O número de câmeras conectadas à internet é impreciso. Alguns sites especializados em estatísticas estimam que hoje 60% dos computadores ligados à rede em todo o mundo tenham webcams.
O preço acessível talvez explique a popularização desse equipamento. Em 1998, a mais simples custava R$ 300. Hoje, por menos de R$ 180, é possível plugar esse dispositivo ao microcomputador e mostrar-se ao mundo.
Pouco importa se é para fazer exibicionismo on-line ou videoconferência para economizar na conta telefônica. "Em poucos anos, a webcam será tão essencial como o teclado é para o micro", diz um executivo da Logitech.


Texto Anterior: De olho em você
E NO MUNDO

Próximo Texto: Câmera ligada à rede salvou vida de família durante assalto
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.