São Paulo, Quarta-feira, 23 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gravadoras tentam evitar cópia

da Reportagem Local

Logo depois do lançamento do MP3, as cinco maiores gravadoras americanas (BMG, Universal, EMI, Sony e Warner) anunciaram o projeto SDMI -Secure Digital Music Initiative (iniciativa de proteção da música digital)-, que pretende criar meios para proteger gravações on line de cópias ilegais até o fim de 99.
Aqui no Brasil, associações de músicos estão tentando encontrar soluções parecidas. "Mas é difícil controlar a enorme quantidade de sites de música na Internet. Para controlar o uso indevido de arquivos de música, estão sendo desenvolvidos programas de proteção mais eficazes", conta o advogado Manoel dos Santos.
Mas a maioria dos artistas está preocupada. "Mais uma vez os compositores são lesados em seus direitos. Ninguém sabe lidar com a novidade. Agora, as gravadoras estão tomando as providências necessárias e espero que funcione", afirma Zélia Duncan.
"Acho que isso vai se normalizar no futuro. A Internet é uma novidade, as pessoas ainda estão sem saber o que fazer. Mas daqui a pouco isso se resolve", arrisca Alceu Valença.
"O artista não pode ficar de fora dos lucros da própria obra. Isso é apropriação indébita, roubo", completa Zélia Duncan. (ALu)


Texto Anterior: Página faz busca de cifras
Próximo Texto: Negócios: Indústria de software passa a de veículos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.