UOL


São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

WordPerfect amplia compatibilidade com o Word na nova versão do pacote para escritórios da Corel

Editor de textos fica mais moderno

CAETANO TRAINA JÚNIOR
AGMA JUCI MACHADO TRAINA

ESPECIAL PARA A FOLHA

O WordPerfect (ou WP) foi um dos primeiros editores de texto a atingir um nível alto e profissional para a complexa tarefa de editar e formatar textos com qualidade. Mas, no início da década de 90, demorou mais que seus concorrentes para oferecer mais facilidade de uso. Por isso, quando o WP estava em sua versão 5, entre 1993 e 1994, muitos de seus antigos usuários migraram para outros editores mais simples e de uso mais fácil e ficou a lembrança de que o WP é um editor poderoso, mas complicado. Hoje se pode constatar que ele continua poderoso, mas agora é tão simples de usar quanto qualquer outro.
O editor integra o pacote (suíte) Corel WordPerfect Office, cuja edição número 11 acaba de ser lançada no mercado internacional, não tendo ainda tradução para o português. A versão testada, a Standard, tem apenas o WordPerfect, o editor e gerenciador de apresentações Presentations e a planilha eletrônica Quattro Pro.

Editor de textos
O editor de textos apresenta as mesmas funcionalidades da maioria dos programas do gênero, contando com uma interface bastante parecida com a do atual editor líder do mercado, o Microsoft Word. Tem agora mais compatibilidade com o Office da Microsoft. Antes, a compatibilidade era somente para a formatação de textos puros. Agora, ficou bastante aperfeiçoada a capacidade do WP de interpretar as formatações mais elaboradas dos documentos em Word, como tabelas e figuras.
As semelhanças entre o WP e o Word diminuem quando analisadas as capacidades de produzir e de gerenciar textos mais elaborados. E é aí que ele se destaca, com recursos como o "review codes" (revisar códigos): é possível abrir uma janela paralela à janela de texto, onde se visualiza o documento com os comandos de formatação que dão a ele a sua aparência final. Por exemplo, um texto que, na janela "normal", aparece em negrito, na janela do "review codes", aparece entre duas janelas que indicam o início e o final do bloco de texto em negrito. O resultado é semelhante a comandos da linguagem de marcação padrão da web, o HTML. Embora durante a digitação normal de textos não se use esse recurso (negritos são feitos da mesma maneira que no Word), ele permite muito mais controle da formatação de documentos mais elaborados. Com ele, pode-se ver com precisão a formatação escolhida.
A inclusão de figuras, tabelas e fórmulas também conta com recursos poderosos em WP. Cada um desses elementos de edição conta com ambientes específicos, o que facilita muito a tarefa de preparar textos que os contenham. O suporte às citações e referências cruzadas é outro ponto forte do WP. Historicamente, o WP foi desenvolvido para criar documentos para a área de direito. Assim, ele conta com recursos especializados para a geração de referências e a manipulação de bases de citações.

Migração
Usuários de versões anteriores do aplicativo devem estar interessados em saber se vale a pena migrar para a versão 11. Há basicamente três grupos de diferenças: o primeiro é o aumento da compatibilidade com o Office da Microsoft e com a velha versão 5.1, o que permite configurar a tela para parecer-se com a versão para DOS. Nesse modo, o editor tem rapidez bem maior, o que é interessante para aplicações profissionais, em que os usuários preferem os atalhos de teclados às navegações intermináveis de menus com o mouse.
O segundo grupo diz respeito à integração com a internet. Com o uso do programa, podem-se preparar documentos em formato XML e definir, por meio de documentos DTD, os elementos de marcação que podem ser exportados em XML. Ele também pode exportar os documentos para uma ou mais páginas em HTML, permitindo ao usuário a edição de seus links com grande flexibilidade. Além disso, oferece a possibilidade de geração de documentos para o Acrobat no formato PDF 5.
O terceiro grupo de diferenças inclui a possibilidade de desenvolvimento de documentos de maneira cooperativa entre vários autores. O suporte a documentos compostos, isto é, documentos que integram várias partes montadas a partir de diversos arquivos, permitindo tarefas de edição concorrentes entre diversos autores, é um destaque da versão 11.

Apresentações
O editor e gerenciador de apresentações Presentations é uma poderosa ferramenta para a edição de gráficos vetoriais, ou seja, gráficos feitos a partir da combinação de textos, linhas e figuras geométricas. Ele possui também recursos para a edição de imagens e pode ser usado tanto para criar figuras e retocar imagens para o WP quanto para gerenciar apresentações e animações, da mesma maneira que o PowerPoint, da Microsoft. Não mudou muito em relação à versão anterior: agora permite a exportação dos desenhos e apresentações de slides em XML e apresenta melhor compatibilidade para importar e exportar documentos PowerPoint.
A planilha Quattro Pro é equivalente ao Excel, da Microsoft, e não sofreu grandes alterações desde a versão anterior além do suporte a exportação e importação de dados em formato XML. Uma outra extensão aos recursos anteriores diz respeito a comandos para o reposicionamento de células na planilha, tanto por meio dos comandos cortar/colar como pela importação seletiva de múltiplos arquivos em colunas específicas da planilha.
A suíte inclui ainda diversos aplicativos de uso mais restrito, como uma extensa coleção de mais de mil fontes para letras e 12 mil figuras, que podem ser editadas no Presentations.


Caetano Traina Júnior é professor-associado (livre-docente) do Departamento de Ciência da Computação do ICMC-USP e pesquisador na área de banco de dados. Agma Juci Machado Traina é professora-associada (livre-docente) do Departamento de Ciência da Computação do ICMC-USP e pesquisadora nas áreas de processamento de imagens e indexação de dados multimídia.


Texto Anterior: Panorâmica - Contra mosquitos: Campainha de celular vai agir como repelente
Próximo Texto: Canal aberto - J.A. Ramalho: Proteja micro de spam com o Outlook Express
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.