São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2006

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Arte eletrônica

Política e mídia se combinam na cena da criação digital

FESTIVAL NA CALIFÓRNIA Evento mostra em celulares e em sites as reflexões que povoam as mentes dos ciberartistas

GISELLE BEIGUELMAN
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE SAN JOSÉ

A discussão das relações entre mídia e política, a exploração dos sistemas de localização móvel, como o GPS, e a experimentação de novos formatos audiovisuais marcaram o festival de arte digital Zero One San José (01sj.org) e a 13ª edição do Isea (Inter Society for the Electronic Arts, www.isea-web.org), importante simpósio nômade de arte que ocorre desde 1990. Os dois eventos, realizados há duas semanas em San José, capital do tecnológico Vale do Silício, na Califórnia, foram marcados por obras que procuraram promover a interação com o ambiente urbano e por espetáculos multimídia que fazem pensar na hibridação entre artes cênicas, cinematográficas e performáticas. Entre essas vertentes, projetos táticos (que usam aparatos midiáticos para interferir social e politicamente) de diferentes escalas e naturezas, que discutiam sistemas de controle e de vigilância.

Olhos invisíveis
Exemplo disso foi a apresentação multimídia "Super Vison" (www.superv.org), que traz no trocadilho do título a chave de sua interpretação. Fala de uma sociedade controlada por olhos invisíveis e usa recursos bem sofisticados de projeção, que alargam o olhar do espectador. Em três histórias independentes, ele investiga o modo como estamos nos convertendo em bancos de dados ambulantes. Para isso, se baseia em situações corriqueiras: a comunicação on-line, o mapeamento financeiro pelo cartão de crédito e os postos de entrada em países como os EUA. A dimensão política do cotidiano aparece também em projetos que discutem a construção da realidade pelos canais de comunicação, conteúdo central do divertido e instigante "CNN plus plus" (www.cnnplusplus.com), que, aqui, quer dizer Curious News Network (Rede de Notícias Curiosas) e subverte o serviço da rede de notícias de mesmo nome. A mecânica etérea das novas tecnologias de dominação foi, contudo, relativizada por diversos projetos que utilizaram os minúsculos sistemas de comunicação móvel para otimizar as relações sociais, como "Cellphonia" (cellphone.el.net/listen), um karaokê nômade, e "[murmure]" (murmúrio, sanjose.murmur.info), de história oral urbana.


GISELLE BEIGUELMAN participou do Zero One San José/ISEA2006 como artista e membro do comitê de programação do módulo "Cidade Interativa". Viajou a convite do evento e com apoio do CNPq. Site pessoal: www.desvirtual.com


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