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Arte eletrônica
Política e mídia se combinam na cena da criação digital
FESTIVAL NA CALIFÓRNIA Evento mostra em celulares e
em sites as reflexões que povoam as mentes dos ciberartistas
GISELLE BEIGUELMAN
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE SAN JOSÉ
A discussão das relações entre mídia e política, a exploração dos sistemas de localização
móvel, como o GPS, e a experimentação de novos formatos
audiovisuais marcaram o festival de arte digital Zero One San
José (01sj.org) e a 13ª edição
do Isea (Inter Society for the
Electronic Arts, www.isea-web.org), importante
simpósio nômade de arte que
ocorre desde 1990.
Os dois eventos, realizados
há duas semanas em San José,
capital do tecnológico Vale do
Silício, na Califórnia, foram
marcados por obras que procuraram promover a interação
com o ambiente urbano e por
espetáculos multimídia que fazem pensar na hibridação entre artes cênicas, cinematográficas e performáticas. Entre essas vertentes, projetos táticos
(que usam aparatos midiáticos
para interferir social e politicamente) de diferentes escalas e
naturezas, que discutiam sistemas de controle e de vigilância.
Olhos invisíveis
Exemplo disso foi a apresentação multimídia "Super Vison" (www.superv.org), que
traz no trocadilho do título a
chave de sua interpretação. Fala de uma sociedade controlada
por olhos invisíveis e usa recursos bem sofisticados de projeção, que alargam o olhar do espectador.
Em três histórias independentes, ele investiga o modo
como estamos nos convertendo em bancos de dados ambulantes. Para isso, se baseia em
situações corriqueiras: a comunicação on-line, o mapeamento financeiro pelo cartão de
crédito e os postos de entrada
em países como os EUA.
A dimensão política do cotidiano aparece também em projetos que discutem a construção da realidade pelos canais
de comunicação, conteúdo
central do divertido e instigante "CNN plus plus" (www.cnnplusplus.com), que, aqui, quer
dizer Curious News Network
(Rede de Notícias Curiosas) e
subverte o serviço da rede de
notícias de mesmo nome.
A mecânica etérea das novas
tecnologias de dominação foi,
contudo, relativizada por diversos projetos que utilizaram
os minúsculos sistemas de comunicação móvel para otimizar as relações sociais, como
"Cellphonia" (cellphone.el.net/listen), um karaokê nômade, e "[murmure]" (murmúrio, sanjose.murmur.info),
de história oral urbana.
GISELLE BEIGUELMAN participou do Zero One
San José/ISEA2006 como artista e membro do
comitê de programação do módulo "Cidade Interativa". Viajou a convite do evento e com apoio
do CNPq. Site pessoal: www.desvirtual.com
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