São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo

Em alto e bom som

POTÊNCIA E FIDELIDADE Alto-falantes e placas sonoras de qualidade fazem o computador ter áudio igual ao do cinema

GUSTAVO PETRÓ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os computadores estão se tornando o centro de entretenimento de toda a família, armazenando e reproduzindo filmes, músicas e jogos cada vez mais realistas. Entretanto, muitas pessoas não costumam assistir a um filme no aparelho, pois a qualidade do som das pequenas caixas acústicas que acompanham o produto deixa a desejar. Para obter um som com qualidade de cinema sem precisar investir em um aparelho de home theater, basta ter uma placa de som potente e alto-falantes que suportem o sistema de som 5.1 (cinco caixas acústicas e um subwoofer).
"A maioria dos computadores possui uma placa de som on board, ou seja, integrada à placa-mãe", explica Gustavo Morais, gerente para o Brasil da Creative Labs. Com esse sistema, é provável que a qualidade sonora desejada não seja alcançada -basta aumentar um pouco o volume para que ocorram distorções no som.
A placa trabalha justamente para processar os dados de uma música, por exemplo, criando a conexão entre o computador e o conjunto de alto-falantes, aumentando sua qualidade. "Alguns modelos de placas conseguem emular as músicas produzidas no modo estéreo, dividindo os instrumentos nas diversas caixas acústicas do micro e preenchendo todo o ambiente", afirma Morais.
Para assistir a filmes com o sistema de som 5.1 -ou até 7.1 (sete alto-falantes e um subwoofer)- é preciso ter, além de caixas acústicas, uma placa compatível. Caso contrário, o áudio não será dividido entre os canais.

Realidade sonora
Os games podem ser o maior teste de qualidade para uma placa de som. Eles fazem o som oscilar constantemente entre graves e agudos.
Como nos jogos atuais é necessário escutar tudo o que ocorre ao seu redor para poder vencer, uma placa de qualidade é item obrigatório em conjuntos de alto-falantes que suportem as repentinas mudanças.
"A Creative criou em 1999 a tecnologia EAX, que originou uma série de instruções de efeitos sonoros para jogos, usados até hoje", diz Gustavo Morais.
Um sistema de som potente é indicado também para quem deseja criar músicas em casa. Os programas que acompanham boa parte das placas de som ajudam na hora de misturar faixas e de limpar imperfeições nas trilhas, produzindo canções profissionais.


Texto Anterior: iLuv i552
Próximo Texto: Compras em games on-line exigem cuidados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.