São Paulo, quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Versões de sites para celular evoluem

PAULA REVERBEL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sites de notícias e redes de relacionamento estão criando versões especiais para serem lidas em telefones inteligentes. Eles buscam conquistar o cada vez maior número de usuários desses celulares: até no Brasil, o número de internautas que usam banda larga móvel vai passar o de usuários de internet rápida fixa. Tudo bem que isso só vai ocorrer em 2011, de acordo com o Balanço Huawei (www.huawei.com/pt/catalog.do?id=1779).
Em junho último, por exemplo, o Orkut lançou no Brasil uma versão especial para celulares mais sofisticados. Feito para smartphones como o Nokia N95, o Nokia 6300 e o Sony Ericsson W580i, ele permite o upload de fotos diretamente do celular e acessa recados enquanto está off-line, entre outras funções.
Foi uma evolução de projetos do Orkut, segundo site mais acessado no Brasil. No ano passado, a rede social lançou uma versão móvel (m.orkut.com) em que a página principal apresentava os recados mais recentes, aniversários e atualizações de amigos.
O Google, líder em acessos no país, oferece uma versão para smartphones de seu agregador de notícias, o Google Reader. O destaque é a compatibilidade com alguns do mais modernos celulares com tela sensível ao toque. Qualidade semelhante é a tônica da versão móvel da rede social Facebook.
O iG tem uma versão do site especialmente feita para o iPhone. Nela, o usuário pode acessar com facilidade as últimas notícias, vídeos e outros conteúdos. Antes da versão móvel, o iG já tinha uma versão otimizada das suas colunas, que contavam com recursos touchscreen (navegação pelo toque na tela), dirigida a quem usa smartphones.
O UOL também possui uma versão sintetizada (wap.uol.com.br) em que aparecem 11 manchetes seguidas do menu sintetizado do site. Pode ser visualizada por qualquer celular com acesso à rede, independente de tecnologia 3G.

Vídeos
O YouTube lançou, em agosto, um site específico para celulares que possuem navegadores mais incrementados, como é o caso do iPhone (Apple), do G1 (HTC) e do Palm Pre.
Aplicativos gratuitos podem ser instalados nos celulares com Windows Mobile e no Nokia S60 para que os vídeos carreguem mais facilmente.
Mas, desde o ano passado, o portal possui uma versão móvel simples (m.youtube.com), que permite acesso à própria conta e aos seus canais prediletos. É possível fazer upload de vídeos por meio do celular.


Texto Anterior: Conexão: HTC lança Magic, celular com o Android
Próximo Texto: Internet: Kit de TV no PC é só guia de canais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.