São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça mais sobre o GSM

DA REPORTAGEM LOCAL

Atualmente, os três principais sistemas de telefonia celular digital funcionando em São Paulo são o CDMA (Telesp Celular), o TDMA (BCP) e o GSM (Tim). Embora os usuários dos três sistemas possam fazer e receber ligações entre si, os aparelhos não são compatíveis. Quer dizer: em São Paulo, telefones GSM só podem ser usados por clientes da Tim.
A operadora, que lançou oficialmente sua rede GSM na semana passada, oferece planos pré-pagos e pós-pagos. Os preços variam conforme a quantidade de ligações feitas pelo usuário (informações: tel. 0800 702-1010 ou www.timbrasil.com.br).
Um dos serviços mais interessantes é o acesso GPRS, que aumenta a velocidade de transmissão de dados por celulares GSM. Sem o GPRS, o acesso é bastante lento: apenas 9,6 Kbps (uma linha telefônica fixa atinge 53 Kbps).
Com o GPRS, a velocidade máxima teórica sobe para 171 Kbps, facilitando a navegação na rede. Na prática, o resultado costuma ser bastante inferior. A Tim, por exemplo, promete acesso GPRS limitado a 45 Kbps.
A diferença existe porque, para alcançar mais velocidade, a operadora precisaria conceder mais canais de transmissão (timeslots) a cada telefone, limitando a quantidade máxima de usuários.
O preço do acesso GPRS ainda não foi definido, e o serviço poderá ser usado gratuitamente até 31 de dezembro deste ano.
Em São Paulo, a Telesp Celular oferece acesso móvel de alta velocidade pelo sistema CDMA 1xRTT (www.zaaap.com.br), que atinge 144 Kbps. (BG)



Texto Anterior: Internet Móvel: Telefones sofisticados chegam a São Paulo
Próximo Texto: Celular tira fotos e envia para outros usuários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.