São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campeão empata com máquina

DA REPORTAGEM LOCAL

Cinco anos depois que o computador Deep Blue derrotou o enxadrista Garry Kasparov, um campeão mundial de xadrez voltou a desafiar uma máquina.
O jogador russo Vladmir Kramnik, atual detentor do título, empatou uma série de oito partidas disputadas com o programa Deep Fritz. Realizada na semana passada, a disputa (www.brainsinbahrain.com) aconteceu em Bahrein, país do Oriente Médio que tem 650 mil habitantes. Cada jogador venceu duas partidas, e houve quatro empates.
Diferentemente do Deep Blue, que tinha um hardware ultrapotente (256 processadores especiais para xadrez operando simultaneamente), o Deep Fritz foi instalado num computador relativamente comum, com apenas oito processadores Intel Xeon (versão mais sofisticada do Pentium 4).
Enquanto o Deep Blue conseguia calcular de 100 bilhões a 200 bilhões de movimentos em três minutos, o Deep Fritz alcança 1,08 bilhão no mesmo período. (BG)



Texto Anterior: Diversão: Xadrez ganha nova versão para o micro
Próximo Texto: Participe de torneios pela rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.