São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comunicação

FUNILARIA Google aprimora soft, que é mais simples que os concorrentes

GTalk, ainda espartano, chega em português

DA REPORTAGEM LOCAL

O Google lançou, em português, a nova versão de seu GTalk (talk.google.com). O comunicador instantâneo é uma ferramenta que concorre com programas como MSN Messenger (www.msn.com) e ICQ (www.icq.com), mas é mais simples que ambos, com recursos que vão pouco além de enviar e receber mensagens.
Talvez por ser espartano, ou por sofrer com o excesso de popularidade do MSN Messenger, o GTalk ainda não caiu maciçamente no gosto popular. Por isso, o Google já começa a agregar ao comunicador novas funcionalidades, como a possibilidade de adição de fotos do usuário, coisa que seus principais concorrentes permitem há muito tempo.
Mas a novidade não vai muito além da tradução para o português e para outras 30 línguas. O GTalk continua com um sistema que o integra facilmente ao serviço de e-mails GMail, que atrela, por exemplo, automaticamente os endereços registrados na agenda do e-mail à lista de contatos do GTalk.
O programa ainda permite a alteração do status do usuário de forma simplificada e conta com histórico automático das últimas conversas. O GTalk tinha como trunfos, até agora, o fato de ser leve e ágil (o arquivo de instalação tem 1,3 Mbyte) e a possibilidade de permitir a seus usuários conversar via VoIP, com áudio de qualidade.
Mas até mesmo essas qualidades podem ser renegadas. Isso porque, pelo visto, o Google quer implementar muitas firulas em seu comunicador, como emoticons e sons, e ficar cada vez mais parecido com os comunicadores concorrentes.
A nova versão do MSN Messenger permite que os usuários também se comuniquem via VoIP. Até aí, não seria nenhuma novidade se não houvesse um porém: agora, é possível usar o programa da Microsoft para se comunicar também com telefones fixos.
A idéia da empresa de Bill Gates é abocanhar mais uma fatia do mercado de comunicadores instantâneos, do qual 61% dos usuários de todo o mundo utilizam seu programa, segundo pesquisa da consultoria comScore Networks. Com a implementação do VoIP para telefones fixos, a Microsoft invade o nicho do Skype. (SV)


Texto Anterior: Filmadora grava em discos de camada dupla
Próximo Texto: Papo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.