São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jaguar promete mais desempenho

DA REPORTAGEM LOCAL

A Apple promete incluir 150 novos recursos no sistema operacional Jaguar, nome fantasia para o Mac OS X 10.2. Muitas das alterações são discretas, como pequenas modificações na interface gráfica ou melhorias no Quartz (módulo do sistema que desenha os gráficos exibidos na tela).
O recurso Quartz Extreme pode aumentar a performance, pois usa aceleração 2D e 3D via hardware para desenhar a interface gráfica. Para usá-lo, será preciso ter uma placa de vídeo GeForce ou Radeon com 16 Mbytes.
A velocidade do Jaguar está entre as promessas mais esperadas, pois o OS X ainda é um pouco lento. Em um iMac G3 de 350 MHz com 192 Mbytes de memória RAM, o sistema atual (v10.1.5) leva 92 segundos para carregar. O Mac OS 9.1 demora apenas 43 segundos para carregar nesse mesmo computador.
Outra inovação ambiciosa é o recurso Inkwell, que promete fazer reconhecimento de escrita cursiva em tablets (pranchetas usadas em desenho gráfico). Dessa forma, o usuário poderia escrever e desenhar ao mesmo tempo, com a mesma caneta digital.
O recurso funciona dentro do OS X e não tem a extensão do Windows XP Media Center, software da Microsoft que usará o mesmo princípio. (BG)


Texto Anterior: Soft organiza músicas no micro
Próximo Texto: Toca-MP3 já funciona com o sistema Windows
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.