São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa dribla censura na rede

DA REPORTAGEM LOCAL

Criado por dois programadores voluntários, o software Peekabooty (www.peek-a-booty.org) tem um objetivo nobre: permitir que internautas residentes em países pouco democráticos possam navegar na rede sem restrições, driblando a censura governamental. Segundo os inventores do programa, 21 países atualmente limitam o acesso à internet.
Quando um usuário instala o Peekabooty, que por enquanto só tem versão para Windows (4,2 Mbytes), passa a acessar a internet por meio de PCs intermediários. Esses computadores, que são chamados de proxies, codificam a transferência de dados entre o PC do usuário e os sites que ele deseja acessar, o que proporciona maior privacidade.
A idéia de navegar via proxies não é nova: o site http://dmoz.org/Computers/Internet/Proxies/Free, por exemplo, traz uma lista com diversos serviços de intermediação on-line. A diferença do Peekabooty é que os próprios micros dos usuários fazem o papel de proxies. Essa descentralização torna o sistema mais resistente a espiões.
O conceito é interessante, mas sua implementação deixa a desejar: na versão atual, o Peekabooty é lento e difícil de configurar.



Texto Anterior: Internet: Justiça permite uso do Speedy sem provedor
Próximo Texto: Esporte: Treinador lança software de estratégias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.