São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa pode ajudar categorias de formação

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O técnico do time de vôlei do Banespa, Mauro Grasso, testou o "Táticas 1.0" junto com Roberley Leonardo, seu assistente. Segundo ele, o programa é muito bom para a ilustração e o estudo de táticas para jogadores. "Mas criar uma base de dados assistindo ao jogo e o passando para o computador seria muito complicado."
Grasso ainda comenta que, no vôlei, são usados programas que permitem a obtenção de imagens específicas de jogos, em vídeo, em pouco tempo.
Por isso, o assistente dele acredita que o software será de maior utilidade para categorias de base. Ele ainda comenta que a idéia deve ter surgido de pranchetas manuais que os técnicos usam para explicar estratégias. "Mas, com esse programa, fica bem mais prático."
Quanto ao preço de R$ 250, Grasso acredita não ser muito. Principalmente se comparado com outros programas que, segundo ele, podem atingir valores bem mais altos.
O técnico faz uma ressalva e comenta que, por ter sido criado por um profissional do futebol, o software fica prejudicado na parte destinada ao vôlei.
No entanto, ele diz estar certo de que, com a informática, o esporte sai favorecido. "Usar a tecnologia é bom porque a informação é fidedigna, não tem "achismos"."(CL)


Texto Anterior: Esporte: Treinador lança software de estratégias
Próximo Texto: Imagem digital: Câmera fotográfica compacta tem tamanho de um cartão de crédito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.