São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMUNICAÇÃO

Serviço adota protocolo Imap, que gerencia sozinho as pastas de quem usa mais de um micro

E-mail grátis sincroniza mensagens

DA REPORTAGEM LOCAL

A guerra de serviços de e-mail, que opõe as gigantes Microsoft, Yahoo! e Google, recebeu um lançamento de peso da America Online, que está oferecendo contas gratuitas com 2 Gbytes de espaço e um recurso ignorado pelos principais concorrentes: o sistema Internet Message Access Protocol, ou Imap.
A grande vantagem do Imap (a sigla significa protocolo de acesso a mensagens via rede) é que o servidor de correio sempre armazena cópias dos e-mails, melhorando a proteção contra vírus, e as mensagens podem ser sincronizadas entre vários micros.
Quer dizer: se você usa um PC em casa e outro no trabalho, por exemplo, pode ter sua caixa de e-mails disponível e automaticamente atualizada em todas as máquinas -sem abrir mão da velocidade e da conveniência do seu software de correio preferido.
Apagando um e-mail no trabalho, ele automaticamente sumirá também do PC de casa (e vice-versa), e a pasta de itens enviados também é sincronizada. Com o sistema tradicional, o POP3, isso é praticamente inviável, pois as modificações feitas num PC não se refletem nos demais.
Para usar o Imap, o primeiro passo é abrir uma conta no site mail.aim.com. Em seguida, é preciso configurar o programa de correio eletrônico -o e-mail da AOL funciona com os principais softs do gênero, como Outlook Express e Thunderbird.
No Outlook Express 6, clique em Ferramentas, Contas, Adicionar e E-mail. Surgirá um assistente pedindo que você digite seu nome de usuário e sua senha e também indique os endereços dos servidores de correio -escolha o protocolo Imap e digite imap.www.gmail.com) é muito bom, mas, a exemplo de outros webmails, tem um "defeito" incômodo: se você estiver navegando na internet e clicar no link de algum endereço de e-mail, o Gmail não será aberto -o computador tentará acionar o software de correio instalado no micro, mesmo que você nem queira usá-lo. Existe uma maneira de fazer com que os links (do tipo mailto:) sejam automaticamente reconhecidos pelo Gmail.
Basta instalar o WebmailCompose, um acessório gratuito para o navegador Firefox (addons.qjmozilla.org/extensions/moreinfo.php?id=206). (BG)


Texto Anterior: Blogger agora aceita envio de texto pelo Word
Próximo Texto: Mensagens falsas: Golpista nigeriano tenta aplicar golpes virtuais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.