São Paulo, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004

Próximo Texto | Índice

HORA DA LIMPEZA

Veja instruções para desfragmentar arquivos do micro e saiba como remover programas que você não usa mais

Acelere o disco rígido e ganhe espaço livre

DA REPORTAGEM LOCAL

A manutenção do computador pessoal é simples, mas muitos usuários sofrem com a desorganização -quem nunca sentiu que o PC ficou mais lento (e com menos espaço para guardar arquivos) após alguns meses de uso?
As dicas desta edição usam como exemplo o sistema operacional Windows XP. Mas, se você tem outro tipo de Windows, não se preocupe: quase todos os recursos necessários à limpeza também estão presentes nas versões mais antigas.
A limpeza tem como centro o disco rígido (HD). Além de guardar todos os arquivos, o disco também influencia o desempenho do PC: quando os programas demoram muito a abrir, por exemplo, quase sempre ele é o responsável.
A lentidão acontece porque o disco está fragmentado. Mas o que isso significa?
Na medida em que você apaga arquivos do disco rígido, vão surgindo uma série de lacunas, ou seja, pedaços do disco que estão disponíveis para uso. Se o Windows não aproveitar esses espaços, haverá desperdício da capacidade do disco.
O problema é que nem sempre os documentos que você deseja gravar (e os arquivos de sistema que o Windows gera automaticamente) cabem dentro das lacunas. Se um documento não couber em uma lacuna, o Windows o fragmentará, ou seja, o dividirá em vários pedaços.
Como o Windows grava muitos arquivos (inclusive os ligados ao funcionamento do sistema, que você não vê), a divisão em pedaços tende a gerar confusão. O problema se manifesta na hora de reler os arquivos, pois o disco precisa juntar todos os fragmentos antes de abri-los, causando lentidão.
Clique em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do sistema e Desfragmentador. Aperte o botão Analisar e aguarde a varredura do disco. Se o Windows disser que há muita fragmentação, clique em Desfragmentar. Esse processo, que pode levar várias horas, deve ser feito com o micro em repouso (feche todos os softwares antes de começar) e repetido a cada seis meses -ou quando você sentir que o PC está lento.
Depois da lentidão, a falta de espaço é o problema mais comum. Para ver quanto espaço você tem, abra o ícone Meu computador, clique com o botão direito do mouse no ícone do disco rígido (geralmente indicado pela letra C) e selecione Propriedades.
Há várias formas de liberar espaço. A mais simples é desinstalar os softwares que você não usa. Clique em Iniciar, Configurações e Painel de Controle e selecione Alternar para o modo de exibição clássico. Abra o item Adicionar ou remover programas, escolha o programa que deseja eliminar e aperte Alterar/remover.
A Lixeira também pode desperdiçar espaço, pois ocupa 10% do disco. Se você não costuma enchê-la, reduza seu tamanho. Clique nela com o botão direito, selecione Propriedades e ajuste o controle Tamanho máximo.
Para desocupar mais espaço, abra a ferramenta Limpeza de disco, que fica no menu Ferramentas do sistema, e selecione a guia Mais opções. Clique no botão Limpar, que fica no quadro Restauração do sistema. Isso excluirá pontos de restauração (cópias de arquivos antigos) e poderá liberar vários Gbytes de espaço.
Não use o recurso de compressão automática de arquivos presente no Windows XP, pois ele tende a deixar o PC lento. (BRUNO GARATTONI)


Próximo Texto: Ajustes geram agilidade e eliminam irritações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.