São Paulo, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Software deve ser enxuto

Sistemas ajudam a criar pragas virtuais

ALEXANDRE MANDL
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Segundo o Cert, um dos principais centros de pesquisa sobre segurança na internet, os sistemas operacionais são um dos principais responsáveis pelo surgimento e propagação de vírus, como o recém-lançado Bagle.B.
Angel G. Jordan, presidente do SEI (Software Engineering Institute), instituição que dirige o Cert, aponta o excesso de programas em sistemas operacionais como um revés para os usuários. "Os sistemas chegaram a um ponto que ninguém mais sabe como configurá-los", diz ele.
O dirigente sugere que produtos, como o Microsoft Windows e as distribuições GNU/Linux, devam vir com poucos programas. "Esperar que os outros saibam mexer em todos os softwares é algo fora da realidade. Quanto menos programas, menor a complexidade e, por conseqüência, menor vulnerabilidade", diz.
Questionado se celulares e PDAs podem vir a ser os próximos alvos de vírus, o executivo afirma que não acredita nessa possibilidade.


Texto Anterior: Mantenha seu micro protegido
Próximo Texto: Livre-se de parasitas instalados na máquina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.