São Paulo, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOWNLOAD

Siga dicas para mudar canções e colocar efeitos

Pegue na rede programas para edição profissional de músicas

PEDRO MARQUES
DA FOLHA ONLINE

Editar músicas de forma profissional já não é mais um privilégio apenas de técnicos e produtores que trabalham nas grandes gravadoras. A internet tem softs que aplicam efeitos especiais e deixam as músicas -incluindo MP3 baixados da rede- do jeito que você quiser. É possível ajustar o volume, remover os ruídos e modificar a velocidade das canções.
Um dos mais versáteis é o Audacity (1,6 Mbyte, grátis, em audacity.sourceforge.net). O processo para modificar as canções é simples: basta selecionar a música ou o trecho desejado e escolher 1 dos 12 efeitos. Entre as melhorias, há ajuste de volume, reforço de sons graves e remoção de ruídos e distorções.
Além das opções predefinidas, o Audacity permite acrescentar novos efeitos. Basta baixar os pacotes de plug-ins encontrados no site oficial e turbinar o software. A página do Audacity está toda em português e tem links para um tutorial em inglês.
Usuários de Windows 98 e Me podem usar o Pro Tools Free (www.digidesign.com/ptfree). O aplicativo de 10 Mbytes é uma versão mais simples do Pro Tools, ferramenta muito utilizada por técnicos profissionais e grandes gravadoras. Ainda assim, o software esbanja recursos.
Para produzir músicas, o usuário conta com oito canais para combinar trechos de canções e áudio sintetizado. Cada canal tem controles independentes, ou seja, você pode copiar um solo de guitarra e aumentar o volume ou então usar um trecho de uma bateria e distorcer o som.
O Pro Tools Free traz cinco efeitos, como equalizador gráfico e modificador de velocidade, que faz a música tocar mais rapidamente ou em câmera lenta.
Quem não se contentar com os recursos oferecidos pelos programas gratuitos pode investir em aplicativos profissionais. Um deles é o Audition (grátis para teste; US$ 299 para compra, em www.adobe.com/products/audition/main.html), da Adobe, que foi desenvolvido com base no Cool Edit Pro, um dos mais conhecidos editores de áudio profissional.
A interface é destaque no Audition. Todas as alterações podem ser conferidas em tempo real.
Caso a mudança não fique boa, é só mexer nas opções até chegar ao resultado esperado.
O soft oferece 40 efeitos, como remoção de voz, ecos e distorções. Algumas opções são orientadas para a produção profissional, como os filtros que simulam a acústica de diferentes ambientes.


Texto Anterior: Livre-se de parasitas instalados na máquina
Próximo Texto: Panorâmica - Troca de música: Processos não tiram popularidade de download
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.