São Paulo, quarta-feira, 25 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internet

IE 8 tem acelerador de tarefas comuns

Navegador conta com modo de privacidade

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

A guerra dos navegadores ganhou mais um capítulo na semana passada, quando foi lançado oficialmente o Internet Explorer 8. Apesar de constante diminuição em sua fatia de mercado, o browser da Microsoft ainda é o mais usado no mundo -tem 67,4% de participação, ante 21,7% do Firefox, 8% do Safari e 1,15% do Chrome, de acordo com dados da NetApplications.
Desde quinta-feira, quando foi lançado o IE 8, a consultoria divulga, hora a hora, a participação da nova versão -até o fechamento desta edição, o browser havia atingido 1,96%.
O IE 8 traz novidades, como os aceleradores, e adaptações de funções de outros browsers, como o modo privado.
Um dos recursos mais interessantes é o Web Slice, que permite "fatiar" uma página da internet, selecionando de que parte você quer receber atualizações, por exemplo.
Os aceleradores também são bastante úteis. São recursos que aparecem quando o usuário seleciona texto em uma página, clica com o botão direito e vê várias opções, como procurar endereço em um mapa, traduzir uma palavra e postar o conteúdo em um blog. A ideia é que o usuário não perca tempo copiando e colando conteúdo.
O modo de privacidade permite ao usuário navegar sem que ninguém saiba por onde ele passou. Quando habilitado, o modo coloca uma tarja azul na barra de endereços. A partir daí, histórico, cache e endereços visitados deixam de ser guardados no computador. Esse tipo de navegação vem sendo, jocosamente, chamada de "modo pornô".
Outra novidade é a sugestão de sites, por meio de um botão que indica endereços que tenham relação com os que você visita.
Quanto à segurança, o IE 8 traz melhorias na proteção contra phishing. Ao acessar endereços perigosos ou criminosos, é exibido um alerta.



Texto Anterior: Eventos on-line
Próximo Texto: Chrome mostra experimentos com JavaScript
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.