São Paulo, quarta-feira, 25 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transforme sua coleção de CDs em MP3 com a maior qualidade possível

DA REPORTAGEM LOCAL

Por mais que você se apegue à sua coleção de CDs, há de reconhecer a praticidade de ter todo o seu acervo de músicas digitalizado.
Na hora de converter uma biblioteca de discos em MP3, é possível obter a melhor qualidade possível nesse formato usando softwares gratuitos.
A qualidade do MP3 é medida por seu bitrate (taxa de bits) -quanto mais alto o número, maior a qualidade do áudio e, consequentemente, o tamanho do arquivo.
Arquivos que circulam na rede costumam girar em torno de 128 e 192 kpbs. Um MP3 de cinco minutos gravado a 128 kbps ocupa cerca de 5 Mbytes.
Para Windows, uma boa opção para transformar CDs em MP3 é o CDex, que pode ser baixado gratuitamente em cdexos.sourceforge.net.
No CDex, para definir o bitrate dos seus arquivos MP3, clique em Options e escolha Settings. Na aba Encoder, escolha o valor no campo Bitrate Min -o máximo é 320 kpbs.
Ao optar pela qualidade máxima, lembre-se que cada minuto de música a 320 kpbs ocupará aproximadamente 2,5 Mbytes.
Com o CD no leitor, clique em Convert e selecione Extract CD Track(s) to a Compressed Audio File. É possível gravar o disco inteiro ou apenas algumas faixas.
Se você pretende economizar espaço em disco, pode optar pelo VBR (bitrate variável, na sigla em inglês), que alterna ao longo da música -uma passagem mais complexa fica com 256 kbps, enquanto um trecho de silêncio é codificado a 64 kbps, por exemplo.
Com conexão à internet, o CDex obtém automaticamente informações sobre o disco, como título, nome das faixas, artista e ano de gravação, a partir dos servidores do CDDB (Serviço de Base de Dados de CD, na sigla em inglês).
É possível ainda definir as pastas onde os arquivos serão gravados e configurar a formulação dos nomes dos arquivos (número da faixa - artista - título.mp3, por exemplo).

Alternativas
Outras boas escolhas gratuitas para Windows são o Exact Audio Copy (www.exactaudiocopy.de) e o AudioGrabber (www.audiograbber.com-us.net). (RC)


RÁDIO YOUTUBE
O software gratuito Muziic, para Windows, permite ouvir, por streaming (sem armazenar no disco), as milhões de músicas disponíveis no YouTube; faça o download em www.muziic.com

Texto Anterior: Geração Ipod: Apesar da qualidade inferior, jovens preferem som do MP3
Próximo Texto: Reportagem de capa: Sites reúnem dicas para quem é aficionado por som
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.