São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HORA DA CRIAÇÃO

"Netscape" e "Explorer" incluem programas com recursos simples para ajudar a fazer suas páginas

Navegadores têm soft gratuito para site

DA REPORTAGEM LOCAL

Os principais navegadores para internet já vêm com programas para criação de páginas. Têm a vantagem de fazer parte do CD que vem no kit de acesso, dispensando o internauta de baixar programas gratuitos. Outra opção é fazer o download completo do programa.
O "FrontPage Express" é uma versão reduzida do programa da Microsoft para editar páginas. Foi lançado com a versão 4.0 do "Internet Explorer". Apesar do monopólio da empresa de Bill Gates, o "Netscape Composer" continua sendo o mais conhecido.
A diferença entre os dois aplicativos é pequena. Se o primeiro leva vantagem por ter um assistente pessoal para criar páginas, o segundo ganha por ser mais simples e vir com algumas firulas a mais na barra de botões.
Criar páginas com o assistente do "FrontPage Express" pode ser útil para iniciantes, mas acaba virando uma camisa-de-força, pois o leigo não vai saber o que fazer quando precisar gravar pela primeira vez sua página.
É aí que o programa comete alguns escorregões, pois não informa que o autor da página precisa transformar seu computador em um servidor virtual, funcionando como se fosse o hospedeiro onde a página seria pendurada.
Caso seja absolutamente necessário usar o assistente, o internauta precisa clicar em File e New. Vai abrir uma caixa de diálogo com sete opções. Clique em Next e, no segundo campo, dê um nome: MP3 de Graça, por exemplo.
Como é uma pagina pessoal, pule a janela seguinte, clicando novamente em Next.
Se quiser inserir marcadores, habilite o item Bullet list. Esse recurso é interessante para listar vários itens em uma página.
Antes de começar a criar páginas, é importante organizar pelo menos duas pastas para guardar textos e imagens respectivamente. Evite usar nomes com letras maiúsculas e com acento, pois alguns sites têm restrições para esse tipo de procedimento.

Camisa-de-força
Para fugir da camisa-de-força do publicador de sites do "FrontPage Express", o internauta não deve salvar seu trabalho obedecendo estritamente às regras, caso contrário, o programa entende que o seu microcomputador é o servidor local.
Esse tipo de procedimento impede a publicação do site, pois a maioria dos hospedeiros tem seus métodos próprios para pendurar sites e usa vários programas do tipo FTP (uma forma de conexão para transferência de arquivos). Por isso, é necessário visitar vários sites que hospedam páginas e verificar qual é o método permitido para carregar os arquivos.
Uma forma de fugir das regras é, ao salvar o trabalho, deixar o segundo campo do quadro de diálogo em branco. Não esqueça também dar o nome "index.htm" (sem as aspas) à primeira página.
O "Composer" tem mais elasticidade. Tem recursos para publicar, mas que nem sempre são aceitos pelos hospedeiros. O trunfo do programa está na facilidade de uso sem assistente pessoal. Os ícones das principais funções são bastante intuitivos. Os recursos também podem ser acionados a partir da barra de menu.
Ao inserir uma imagem, o programa oferece várias opções para dispor a figura na página. Basta optar pela que julgar mais adequada e clicar em OK.
Outra facilidade é incluir imagens e usá-las como fundo. Ao habilitar o recurso, o internauta precisa apenas procurar o arquivo e gravá-lo na pasta de imagens.
(MARIJÔ ZILVETI)



Texto Anterior: Assistente do Angelfire está "camuflado"
Próximo Texto: Construtores profissionais são mais poderosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.